Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Designers para todos os gostos

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Designers para todos os gostos


Você já deve ter presenciado nas páginas da internet, televisão ou em outros veículos de comunicação muitas ofertas de emprego ou notícias sobre diferentes categorias de designers. Essa profissão é provavelmente uma das que mais permitem campos de trabalhos diferenciados. Existem designers de comunicação, digital, editorial, embalagem, estamparia, gráfico, institucional, interface, jogos, multimídia, produto, sites, som, tipográfico e tantos outros que muitas vezes até achamos estranhos. Como, por exemplo, designer de cachorros, sobremesas ou até unhas. Algumas pessoas acreditam que tantas conceituações são erradas, pois, como qualquer profissão, o ideal é o indivíduo ter um diploma que garanta a ele os conhecimentos específicos para o desempenho da função.

Independente da sua classificação, algumas características são necessárias para qualquer designer. Eles devem ser criativos, curiosos, e buscar constantes atualizações de cursos, conteúdos, informações. Saber mexer em alguns programas não é o suficiente. Qualquer pessoa curiosa consegue aplicar sua criatividade para encontrar medidas necessárias para solucionar problemas. Experimentar todas as possibilidades que aparecem são importantes, não ter medo de inovar é parte da rotina destes profissionais. Conseguir lidar com as críticas construtivas é fundamental, assim o trabalho nunca vai ficar apenas bom, e sim ótimo.

Ter ideias para desenvolver os mais variados produtos, imagens, desenhos também faz parte da função de um designer. É preciso pensar na funcionalidade de todas as ferramentas que serão usadas no projeto e o que o cliente ou consumidor final deseja encontrar e transmitir com o produto. Inspirações servem de base para o desenvolvimento do início do projeto, e de absolutamente tudo pode surgir uma ideia. Os conhecimentos complementares que um profissional desta área precisa ter são em artes visuais, teorias da arte, psicologia, comunicação, ciência da cognição e outras matérias específicas.

É curioso saber que quando as universidades brasileiras instituíram o curso no país, ele não se chamava Design, e sim Desenho Industrial. Isso durante a década de 50, já que o Brasil proibia o uso de nomes estrangeiros em cursos universitários. Hoje, ainda encontram-se instituições que usam o termo desenho industrial, mas sua frequência está cada vez mais em desuso. Como em qualquer profissão, várias áreas existem, para decidir qual será a sua de atuação, informe-se sobre o que cada uma faz escolha qual é a melhor para você.

Parabéns pela criatividade a todos os profissionais que atuam nesta área. Um ótimo trabalho para vocês.

Por Renata Penka, autora do livro Entre Trovões. Fonte: Café com Galo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.