Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Criando seus próprios brinquedos com uma Impressora 3D

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Criando seus próprios brinquedos com uma Impressora 3D


Uma das maiores fabricantes de brinquedos do mundo, a Mattel, há muito tempo tem abraçado a ideia de ajudar as crianças a construir os seus próprios brinquedos. Na década de 1960, a empresa lançou o primeiro ThingMaker, que permitem que as crianças criem estatuetas usando plástico líquido em moldes e, em seguida, aquecendo-os em um forno.

Agora, a Mattel quer trazer de volta o conceito do consumidor se transformar no próprio fabricante de brinquedos por meio de uma impressora 3D com preço acessível.

A ThingMaker 3D é uma impressora 3D que inicialmente custará a bagatela de U$300. Embora possa parecer muito para a maioria de nós pobres mortais, é um preço bastante módico para um equipamento deste tipo.

Por meio de um aplicativo ela permite que as crianças possam criar uma ampla gama de brinquedos que abrangem jóias, estatuetas e outros. O programa que acompanha e opera a impressora é realmente um software de modelagem 3D muito sofisticado que permite que as crianças ou os pais que construam brinquedos novos de seu tablet ou smartphone. Pode-se ainda transmitir seus projetos diretamente de seu dispositivo touchscreen via wireless para a impressora.
A Mattel fez uma parceria com a empresa de software Autodesk para se certificar de que o aplicativo fosse rápido, fácil de navegar e não deixaria de funcionar como tantos outros aplicativos já desenvolvidos para brinquedos que foram mau concebidos. Como o software foi terceirizada para a Autodesk, ele realmente funciona com outras impressoras 3D e não apenas com a ThingMaker 3D. 

Mas isso provavelmente não importará para a maioria das pessoas, porque outras impressoras 3D não são tão acessíveis ou bem construídas como esta por esse preço no mercado mundial.

O aplicativo ThingMaker está disponível no iOS e Android e vem carregado com dezenas de modelos que incluem objetos como anéis, colares, escorpiões, esqueletos, e muito mais. Você pode escolher cores diferentes para diferentes partes do brinquedo que você está imprimindo pode também personalizar novos brinquedos usando articulações simples como bolas e soquetes que são impressos em muitas das peças.

Você agora provavelmente deve estar pensando: "Como neste mundo esse equipamento pode ser seguro o suficiente para crianças o utilizarem?". Claro, a Mattel teve o mesmo pensamento e anunciou que qualquer brinquedo impresso pelo sistema é avaliado como suficientemente seguro para crianças de 3 anos idade e acima. A cabeça de impressão aquecida também se retrai quando a impressora não está em uso, de modo que as crianças pequenas não possam tentar tocá-la e venham a queimar-se.




Na mesma medida em que a ThingMaker 3D é uma das impressoras 3D com facilidade de uso, ela é uma das mais acessíveis do mercado. Isso ocorre principalmente graças ao seu app ridiculamente intuitivo, o que torna super fácil para as pessoas entenderem o que está imprimindo e como as peças de se conectam umas as outras peças do brinquedo fabricado. O aplicativo também 

impede as crianças de estragar os planos tocando a cabeça de impressão, que muitas vezes pode ser um problema em impressoras de nível mais profissional.

A Mattel ThinkMaker 3D usará um filamento plástico PLA duro, que rapidamente se tornou o padrão no movimento de impressão 3D. A Mattel não anunciou especificamente quantas cores estarão disponíveis durante o lançamento, mas um porta-voz deixou claro que eles têm a intenção de oferecer um monte de cores. No estande da Feira de Brinquedos de Nova York, viu-se pelo menos duas dúzias de diferentes cores em exposição.



Um porta-voz da Mattel também disse que há uma boa chance de que a empresa venha a lançar diferentes materiais de impressão. Um dos candidatos óbvios é um plástico mais macio que possa ser usado para criar cabeças de estatuetas mais maleáveis. Há também uma probabilidade elevada de que a Mattel inclua alguns que brilhem no escuro ou outros plásticos que mudam de cor quando expostos aos raios UV .

Por enquanto, não há nenhuma declaração de que a Mattel venha a lançar impressos para suas marcas mais conhecidas como Barbie ou Hot Wheels, mas ao que parece, este seja um próximo passo óbvio para a marca dependendo do sucesso das vendas da impressora. A ThingMaker 3D será lançada neste outono, e você poderá pré-encomendá-lo no Amazon.

Confira abaixo o vídeo de divulgação desta incrível impressora brinquedo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.