Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Qual o significado dos nomes de algumas das grandes marcas

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Qual o significado dos nomes de algumas das grandes marcas


Um nome pode ser um fator determinante e crucial para a força, crescimento e sucesso de uma marca. E criar um nome para sua empresa/marca é um processo que exige bastante dedicação, estudo e tempo.

E a escolha errada no nome e até logo de identidade de uma marca pode levar muitos donos a ter dor de cabeça. Por se tratarem de uma espécie de representação simbólica de determinada instituição, as marcas são muito utilizadas como uma espécie de referência a uma empresa.

O site Fatos Desconhecidos, preparou uma matéria com as marcas mais valiosas do mundo (Clique aqui e confira a matéria). Por trás da criação de uma marca está uma intenção de buscar associar algum conceito ou imagem à qualidade de certo produto ou serviço prestado por tal empresa. Muitas delas possuem nomes e tradições consagradas no mercado. Mas qual é o significado?

Por que muitas delas utilizam nomes bem estranhos ou diferentes dos que você está acostumado a ver por aí? Confira os significados de algumas grandes marcas que você nem sabia:



A Pepsi-Cola foi criada pelo farmacêutico Caleb Bradham no ano de 1898. No início da criação do refri, a marca recebeu o nome de Brad’s Drink, que, mais tarde, mudou para Pepsi-Cola, no qual foi registrado e patenteado em cartório onde nunca mais mudou.

O criador tinha formulado um medicamento com o intuito de combater uma doença causada pela falta de enzima pepsina no organismo, chamada dispepsia.




O gigante de buscas também teve seu nome alterado. O Google começou com o nome de Googol, cujo significado é o dígito 1 seguido de cem zeros para demonstrar a grandeza na web. O matemático Edward Kasner fez uma pergunta ao sobrinho de 8 anos sobre como ele falaria um número grande.

O garoto soltou a expressão “googol“. Mais tarde o nome teve algumas alterações ortográficas e a empresa acabou mudando o nome para Google.
Essa marca possui linhas de produtos para prática de exercícios físicos e esportes. O significado do nome dessa marca remete a uma espécie de antílope da África do Sul, o animal “rhebok”. A marca Reebok foi fundada no ano de 1895 e as primeiras logos foram criadas com bandeiras britânicas.

Em 1998, passou por uma nova mudança no nome da empresa ficando apenas as linhas cruzadas. Atualmente, a marca possui o nome em uma fonte simples e básica.



A empresa BlackBerry foi criada na cidade de Waterloo, Canadá, em 1984. O nome Blackberry (em tradução, amoras pretas) foi elaborado depois que os executivos da companhia notaram que o teclado do celular pareciam bolinhas das amoras pretas.

Essa multinacional foi fundada em 1946 e com o nome de Tokyo Tsushin Kogyo K.K. Por conta da má fama que criaram com os produtos japoneses, a empresa teve que adotar um nome americano. A Sony Corporation resolveu combinar a palavra em latim “sonus” (em tradução, som), e com a palavra japonesa “sonny”, que foi bastante utilizada para descrever um jovem “apresentável e inteligente” nos anos 50.

E aí? Gostou deste artigo. Se você quiser colaborar, comente, opine ou conte pra gente sobre alguma história interessante de outras marcas conhecidas. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.