Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Hoje 21 de junho é comemorado o Dia Mundial do Skate

terça-feira, 21 de junho de 2016

Hoje 21 de junho é comemorado o Dia Mundial do Skate



O skate surgiu como brincadeira de criança. E, como toda criança, a prancha sobre rodinhas cresceu, amadureceu e fez sua própria história. Para celebrar a prática e o estilo de vida relacionados ao skate, em 2004, a International Association of Skateboard Companies (Associação Internacional de Companhias de Skate) criou o Go Skateboarding Day, realizado sempre em 21 de junho, com o intuito de popularizar e chamar a atenção para os potenciais do skate. 

Nada mais justo, afinal, o skate pode ser simples lazer, mas também esporte, cultura e meio para transformação social. No Brasil, a data é conhecida como Dia Mundial do Skate, comemorada com grandes reuniões de skatistas em praça pública (ano passado, em Curitiba, se encontraram mais de 30 mil adeptos e simpatizantes), demonstrações de manobras, entre outras atividades.

Não se sabe exatamente quem foi a primeira pessoa a pregar rodinhas de patins em uma prancha de madeira e se equilibrar em cima (os primeiros relatos remontam à década de 1940), mas o certo é que o skate moderno apareceu em meados dos anos 1960 nos Estados Unidos, especialmente em cidades do estado litorâneo da Califórnia, onde surfistas construíam skates para poder “surfar no asfalto” em períodos de poucas ondas. 

As décadas de 1970 e 1980 viram surgir os pioneiros inovadores do skate, responsáveis pela criação de várias manobras, pelas primeiras competições e pelas nascentes marcas de shapes (as pranchas, com formatos cada vez mais anatômicos), rodas, equipamentos de segurança (capacetes, joelheiras e cotoveleiras) e acessórios. De brincadeira para esporte que movimenta milhões de dólares ao ano foi questão de tempo.

No Brasil, o skate se populariza a partir dos anos 1970. De lá para cá, o país revelou uma série de skatistas de renome, como Lincoln Ueda, Sandro "Mineirinho" Dias e Bob Burnquist – este último, um dos grandes atletas do skate no mundo. Em 5 de junho, Burnquist conquistou sua 28ª medalha na competição X-Games (evento referência para esportes radicais), realizado em Austin (EUA). Assista: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.