Existe uma famosa frase que diz: “a primeira impressão é a que fica”, isto é, a sua imagem, o que diz e faz quando conhece alguém. Este primeiro contato é crucial no que tange sua vida profissional, pois de início determinará a imagem que seus chefes e colegas terão de você.
Por isso é essencial entender a importância de cuidar da imagem pessoal no ambiente de trabalho. Sendo assim separamos algumas dicas para você se apresentar de maneira adequada à realização do mesmo.
1. Horário: Cuidado com seu horário, ele existe para ser cumprido. Evite chegar atrasado. Este também diz respeito a prazos, procure manter a entrega de tudo que lhe foi designado no tempo certo.
2. Aparência: A sua aparência fala por você. É sempre bom utilizar roupas condizentes com seu ambiente de trabalho. Para mulheres é aconselhável não utilizar roupas justas, curtas ou decotadas demais. Para os homens, por exemplo, é sempre bom manter a barba e o cabelo apresentáveis e unhas aparadas.
3. Postura: As formas de falar e se apresentar diante das pessoas são muito importantes. Cuidado com o que falar e mantenha o tom de voz adequado e também fique atento a como você se porta ao se sentar ou quando for apresentar um projeto.
4. Distração: Mantenha o foco. Se começar a fazer alguma coisa, termine-a. Procure também não desviar sua atenção com emails pessoais, redes sociais entre outros.
5. Cuide do seu local de trabalho: Limpeza e organização dizem muito a respeito de uma pessoa. Cuide do seu espaço, mantenha a ordem, não o deixe sujo e bagunçado.
Como pudemos ver estes simples cuidados com sua imagem pessoal favorecem a construção de sua boa figura profissional.
Mas esta deve ser uma atenção dada continuamente, uma vez que, tanto no trabalho quanto em nossa vida pessoal, em todo momento, estamos sendo vistos e avaliados. Pense sempre na imagem que você deseja passar e avalie se seu comportamento condiz com este objetivo. Fique atento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.