Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: A saga para publicar seu primeiro livro

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

A saga para publicar seu primeiro livro


Os autores de primeira viajem de repente tem a ideia de escrever um livro e corre para colocar os pensamentos no papel. Muitas vezes sem sequer um plano definido, apenas seguindo o impeto de colocar no papel tudo aquilo que ainda está fervilhando em sua mente. Mas quando conclui a primeira obra, a primeira pergunta que lhe vem a mente é “Escrevi um livro, e agora?”.

Essa é uma dúvida cruel e contante na maioria dos casos dos autores de primeira viajem que querem publicar suas obras.

Dada a variedade do que existe no mercado e a quantidade de informações falsas – infelizmente tem bastante armadilhas! –, vamos expor os principais pontos que cada escritor precisa entender para dar os próximos passos para a publicação.

O primeiro norte precisa ser dado por você, depende muito do que você de fato deseja: uma carreira como escritor/a, o desejo de realizar um sonho, satisfazer uma vaidade  ou uma brincadeira entre amigos e familiares?

Algo no qual você vá investir tempo, esforço, atenção; ou algo que você deseja terminar em uma etapa rápida e prazerosa?

Se você deseja investir tempo e esforço, se pensa em construir uma carreira na escrita, se quer ganhar dinheiro ou reconhecimento com sua obra, se imagina a si mesmo/a escrevendo muitas obras, seu caminho é o primeiro que veremos abaixo, o profissional.

Se o seu interesse maior é o de lançar sua obra numa noite de autógrafos para amigos e familiares, ter seu livro à disposição para venda mas não fazer muito mais que isso, seu caminho é o segundo que seguirá abaixo, o do prazer.

Caminho profissional de publicação


Consideramos esse o caminho profissional porque ele depende de você querer, com uma intensidade semelhante à de dominar uma profissão, entender como funciona o mercado e se adaptar a ele.

Não estamos sugerindo de forma alguma que você deve mudar o conteúdo de sua obra para se dar bem. Jamais!

Você deve sempre permanecer autêntico, cultivar as qualidades que diferenciam sua escrita. Mas você precisa entender como funciona a publicação de livros, a divulgação, a concorrência, para entrar nessa seara com alguma chance de se dar bem.

Se é isto o que você quer, aqui estão suas alternativas:

Publicar por conta própria

Isto é, você bancando os custos da publicação, porém criando um esquema muito bom de divulgação da obra e de você como autor/a.

Nessa alternativa, você vai ter que fazer tudo: criar estratégias para ser conhecido pelo público – o que se chama plataforma do autor, ou seja, ter visibilidade na internet e se possível também fora dela – e de vender a obra, seja como ebook, seja como livro físico.

Você vai gastar dinheiro para produzir seu livro, mas vai ter controle total sobre forma e conteúdo – o que exige um certo aprendizado também sobre capa, formato, etc.

Isso é muito possível e há muitos profissionais que dá para contratar, o difícil é promover a si mesmo e ao livro, para o que não há profissionais a contratar.

É aqui que a porca torce o rabo: divulgar um autor e um livro é difícil, muito difícil. Quem diz que faz em geral só presta um serviço superficial, que não resolve.

Mesmo as editoras grandes apanham para divulgar-se e nem sempre conseguem, porque o público é imprevisível. Pode colaborar, gostar da ideia, da obra, fazer o boca-a-boca, ou pode ficar impávido e frio.

É por isso que o caminho profissional exige esforço: há uma incógnita aqui, não tem nada resolvido. Você precisa inventar jeitos de se divulgar e vender.

Se der certo, você pode vir a ser publicado por uma editora grande, veja o caso do Eduardo Spohr.

Se não der certo, você meio que fecha seu caminho com editoras, porque elas vão pensar que você não tem um público fiel a quem consegue atingir, e provavelmente não terão interesse em algum livro que você escreva.

Procurar uma editora que banque sua obra

Isso depende, claro, de você ter escrito uma obra que tenha apelo para editores. Você precisa, com muita frieza, julgar se o que escreveu tem chance de concorrer com o que já existe publicado ou contratar uma leitura crítica com viés editorial.

Precisa saber se está atraindo a atenção de seu público-alvo, oferecendo-lhe algo que seja percebido como interessante e diferenciado.

Caso pense que sim, que sua obra tem chance de concorrer com as que existem no mercado, você precisa enviar para as editoras certas, apresentando-se da forma mais convincente possível.

Ser publicado por uma editora que já existe e atua no mercado tem algumas vantagens: não só você não paga nada para que seu livro seja publicado — nada mesmo! nem um centavo! –, como a editora fica responsável pela distribuição. Você não precisa descobrir como colocar seu livro em livrarias nem qual distribuidor atende o Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

Para livros com potencial de se tornarem bestsellers, encontrar uma editora ainda é o melhor caminho para alcançar um grande público. Eu sempre sugiro aos autores que arrisquem encontrar uma editora para seus livros porque, mesmo que seja uma editora pequena e independente, o negócio dela é vender livros, ela será uma aliada do escritor.

Dá um pouco de trabalho mas é possível, há muitas editoras no mercado e um grande número delas arrisca publicar autores brasileiros. Pelo menos agora, enquanto existem editoras independentes, este caminho ainda é viável.

A postura de escritor profissional requer que você tente se entender com editoras, procure ser publicado por uma delas, mas faça uma leitura do mercado com atenção o suficiente para escrever nova obra, ou reescrever a que já fez, caso necessário para aumentar seu poder de sedução de leitores.

Você precisa ser flexível, procurar acompanhar os pensamentos do público e do mercado e ver se pode fazer alguma coisa para ir até a metade do caminho.

Essa disposição de se adaptar caso necessário é uma qualidade de profissionais.

Se você se fechar no seu castelo e se recusar a olhar para público, para editoras, para críticas e sugestões, suas chances de acerto ficam mais reduzidas.

Depois de lançado o livro, você precisa colaborar com a editora para divulgar a si como autor/a e à sua obra. Não é algo a ser deixado para lá, mas sim trabalhado com insistência e constância.

A vantagem de ter seu livro publicado por uma editora é que nem tudo fica dependente de seus esforços, há (ao menos em teoria, se a editora for razoável) uma colaboração, um reforço mútuo dos trabalhos de divulgação e venda da obra, que podem resultar em sucesso, às vezes muito sucesso.

Veja o caso do Daniel Galera, que sempre manteve uma presença constante em sites literários e entende do mercado por trabalhar nele como tradutor. Foi publicado por uma editora pequena, mas sua interação com o público – no caso um público mais culto, sofisticado – rendeu-lhe a atenção de uma editora grande, a Companhia das Letras.

Apenas entenda o seguinte: se a editora condicionar o lançamento de sua obra a você adquirir um bom número de exemplares, não se trata de uma editora, mas de uma prestadora de serviços. Uma editora banca sua obra, você não precisa pagar nada, nem comprar nenhum exemplar. Ao contrário, você recebe alguns exemplares de cortesia.

Publicar pela internet (como por exemplo na plataforma Wattpad ou num blog ou site)

Ou seja, nem procurar editora, nem gastar dinheiro fazendo o livro por conta própria, mas dedicar todos os esforços para ser lido e conhecido pela internet.
Se você for muito lido e tiver milhares de seguidores, esse é um jeito de dar o primeiro passo de uma carreira literária. Porque com muitos leitores, seguidores, gente interessada em seu trabalho, os editores vêm atrás.

Dê uma gogleada nos nomes de Isabela Freitas, Carol Rossetti e Juliana Parrini para ver três autoras brasileiras que foram publicadas por grandes editoras por conseguirem, antes, estabelecer uma relação bem-sucedida com seus públicos através da internet, cada uma delas de um jeito.

Esse é um passo interessante porque permite ajustes, experiências. Você pode postar algo no Wattpad sem custo e ver se há leitores, por exemplo. Se não houver, pode escrever outro texto e ver o que acontece. A internet permite essa interação. Só que você não ganha nada, apenas experiência…

Caminho da publicação prazerosa


Se essa conversa de criar uma plataforma como autor, saber quem é seu público-alvo, entender o mercado e se adaptar a ele parece a você cansativa, desinteressante, então você é um bom candidato/a a fazer seu livro da forma mais simples, rápida e agradável: pagando a um prestador de serviços.

Apenas alguns cuidados - Pesquise suas alternativas

Os preços e as condições variam muito. O mais interessante é alguém que produza o livro físico com qualidade (preparação de texto, revisão, diagramação, capa, ISBN, ficha catalográfica) em baixa tiragem (200 a 500 exemplares) a um preço razoável, e/ou um e-book colocado em livrarias virtuais dentro dos protocolos que elas exigem.

Se esse for o seu caso, aqui na gráfica, nós podemos indicar quem o ajude na diagramação e revisão, nós mesmos solicitamos a emissão do selo ISBN e a ficha catalográfica.

Não fazemos a divulgação, mas dependendo do conteúdo do seu livro, temos algumas sugestões:

  • Você pode solicitar aqui mesmo na gráfica a impressão de folhetos, cartazes e marcadores de página falando sobre o seu livro, distribuí-los junto com algumas cópias de sua obra em pequenas livrarias e sebos culturais. Faça acordos com os donos desses estabelecimentos para disporem seu material de divulgação no balcão e algumas cópias de seus livros na prateleira com um custo reduzido, para testar o mercado e o seu possível público alvo;
  • Pesquise sobre a realização de eventos culturais e bienais na sua região e busque parceiros para exporem pequenas tiragens sem compromisso de aquisição, exceto o das unidades vendidas;
  • Procure órgãos da cultura do seu estado ou da sua cidade. Muitos deles oferecem espaços gratuitos para lançamentos de livros, bastando apenas formalizar uma solicitação junto ao órgão. Convide amigos e familiares e peça para divulgarem o evento nas redes sociais e distribuírem folhetos em seus locais de trabalho. Colocar cartazes em universidades também pode ser uma alternativa interessante;
  • Você também pode procurar empresas e usinas culturais da iniciativa privada que possuam projetos voltados para cultura ou educação. De repente eles tem algum sob medida para auxiliar no lançamento e divulgação do seu livro. Muitos inclusive até bancam parte ou todo o lançamento de livros dependendo da proposta do seu projeto.

Recorrendo a prestadores de serviço e pequenas editoras

Tenha cuidado com promessas mirabolantes como divulgação internacional (se é difícil divulgar um autor brasileiro no Brasil, que dirá fora?); primeiro passo de uma carreira de sucesso (nunca dá para se garantir sucesso de autor nenhum, mesmo alguém já famoso); passo obrigatório de todo autor (como mencionado antes, é possível um autor ser publicado por uma editora sem pagar nada); colocação do seu livro em destaque nas livrarias (o que é caro e difícil mesmo para editoras grandes).

Ou seja, procure um prestador de serviços que garanta um livro bem feito e bonito, não alguém que finja ser uma editora que vá alçar sua obra aos píncaros do sucesso. E muita cautela no controle sobre os direitos de sua obra! Leia com muita atenção todo e qualquer contrato antes de assinar. Essa regra vale também para o caso do caminho profissional.

Há prestadores de serviço que têm a cara-de-pau de cobrar uma fortuna para a confecção do livro e ainda quererem que o autor assine um contrato cedendo os direitos autorais, como se eles fossem uma editora. Não assine contrato de cessão de direitos se você estiver pagando um centavo que seja.

Não acredite na conversa de ninguém

Pesquise os fatos, confirme com quem já fez. Há muitos prestadores de serviço que se fazem passar por editores e dizem coisas deliciosas, como que sua obra é maravilhosa, super bem escrita, que merece publicação. Que estará em livrarias do Brasil e da Europa. Que você tem chance de ser traduzido.

Sejamos francos e diretos: se há muita simpatia e tempo para falar com você, provavelmente não é um editor.

Editores são seres ocupados na divulgação e venda de seus livros, não no bate papo com autores que não conhecem…

Não gaste rios de dinheiro com divulgação

Se você não tiver controle do processo e certeza do que faz. Como dito antes lá no início, é muito complicado divulgar um autor e uma obra.

Quem promete que faz, que tem uma receita, em geral quer empurrar um esquema como lançar seu livro numa bienal, o que é uma roubada sem tamanho.

Ninguém vai à bienal para conhecer novos autores, nem mesmo os amigos vão a lançamentos em lugares de estacionamento caro, entrada paga, e multidões barulhentas.

Lançar livro em bienal só serve para pagar o estande do prestador de serviço, ninguém aparece e quase nenhum livro é vendido.

Para este caminho de publicação ser prazeroso, portanto, faça seu livro com cuidado e carinho e planeje bem o lançamento, chamando os amigos e parentes para uma bela festa. Divirta-se e não espere que este seja o primeiro passo de uma carreira, mas sim a realização de seu projeto de livro.

Fale com a gente se a sua escolha for apenas de publicar um livro sem grandes despesas e apenas pelo prazer de escrever ou testar o mercado com sua primeira obra.

Embora sejamos uma Gráfica e Editora, nosso foco é auxiliar o autor na produção de um bom material impresso e de qualidade, proporcionar bons acabamentos quando desejável e fazer o registro correto de sua obra com a emissão do selo ISBN e da Ficha Catalográfica por profissionais qualificados.

Não temos interesse em direitos autorais e nem em serviços de divulgação. Isso fica a cargo do autor e das Editoras que trabalham sério e exclusivamente nesse ramo literário.

Qualquer que seja a sua escolha, boa sorte!



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