Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Dicas de atividades e brincadeiras para o dia das crianças

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Dicas de atividades e brincadeiras para o dia das crianças

crianças brincando com protagonismo infantil

Confira 10 atividades e brincadeiras para o dia das crianças

O dia das crianças é comemorado em 12 de outubro todos os anos no Brasil. Essa é uma data aguardada ansiosamente por meninos e meninas, pois alguns adultos costumam oferecer presentes aos pequenos.

Entretanto, pode-se aproveitar a ocasião para realizar também atividades e brincadeiras infantis. Dessa forma, é possível passar um tempo de qualidade com as crianças, estreitando laços, fortalecendo a conexão entre pais e filhos e mesmo entre irmãos, primos e coleguinhas. E tudo isso longe das telas de celulares e tablets!

Por isso, selecionamos 10 brincadeiras e atividades que podem ser feitas com as crianças para comemorar esse dia de uma maneira muito divertida.

1. Brinquem de massinha


Que tal reunir a criançada para uma tarde de modelagem?

A brincadeira com massinhas é uma das preferidas das crianças de qualquer idade. Além de exercitar a criatividade, ela proporciona o desenvolvimento da coordenação motora, curiosidade e concentração.

2. Vá ao parquinho com as crianças


Ir ao parque de diversões ou ao parquinho do bairro pode ser uma boa pedida para comemorar o dia das crianças.

O bacana é que nesses ambientes as crianças normalmente se encontram, podendo fazer amizades e brincar juntas, o que é uma ótima forma de desenvolver a comunicação e deixar de lado a timidez.

3. Brinquem de telefone sem fio


Nesse jogo forma-se uma fileira de crianças e uma delas pensa em uma frase, a qual sussurra no ouvido do primeiro da fila. A frase vai sendo sussurrada para os outros colegas, até que todos escutem. Então, ao final, o último participante diz o que foi ouvido e compara-se com a frase inicial.

Esse é um jogo no qual é desenvolvida a habilidade de comunicação, interpretação e atenção. Geralmente a última frase não é a mesma que foi falada no começo e isso diverte os participantes.

4. Reúna as crianças para um jogo de "stop"

O jogo de "stop" é uma ótima brincadeira para ser feita com um grupo de crianças maiores.

Essa atividade baseia-se em criar tabelas, que são preenchidas com palavras iniciando com uma letra previamente combinada. Aquele que terminar primeiro ganha a partida.

Nesse jogo são testados os conhecimentos gerais, a escrita, o raciocínio rápido e a memória.

5. Acampem em meio à natureza

Aproveite o dia das crianças para organizar um acampamento e proporcionar bons momentos em meio à natureza, aumentando o vínculo familiar e afetivo. Também pode ser uma oportunidade para convidar alguns colegas para essa aventura.

Existem diversos campings pelo Brasil e alguns oferecem canoagem, arvorismo, escaladas e outras atividades radicais.

6. Deliciem-se com um gostoso piquenique


Saia da rotina planejando um bom piquenique com os pequenos.

É necessário pensar nos alimentos, pratos, talheres, toalha e guardanapos.

Para deixar a tarde ainda mais animada, leve brinquedos, como bolinhas de sabão e corda para pular. As crianças certamente vão adorar.

7. Façam uma caça ao tesouro


Jogos de caça ao tesouro costumam instigar a curiosidade, o raciocínio estratégico e trabalhar o espírito de equipe.

Você pode elaborar uma brincadeira bem desafiadora e convidar a garotada para descobrir onde está o tesouro.

O "tesouro", no caso, pode ser algo que todos desfrutem juntos, como um baú cheio de brinquedos e doces.

8. Divirtam-se brincando de mímica


Se estiver chovendo no dia das crianças, uma ótima opção de brincadeira para ser feita dentro de casa é o jogo da mímica.

Nesse jogo, um participante deve se comunicar com o restante do grupo através de gestos. Os colegas precisam acertar o que está sendo comunicado, que pode ser o nome de um filme, de um desenho animado ou pessoa famosa.

Essa é uma atividade interessante para aguçar a criatividade e a comunicação não verbal.

9. Andem de bicicleta


Que tal aproveitar a data para um passeio de bicicleta?

Assim a garotada gasta energia em uma atividade física que proporciona bem estar e alegria.

É importante que as crianças realizem atividades ao ar livre e possam se divertir usufruindo de momentos mais conectados com o presente, deixando um pouco de lado os jogos eletrônicos.

10. Usem a criatividade em um teatro de fantoches


Outra alternativa legal para entreter e divertir as crianças é elaborar um teatro de bonecos.

Podem ser bonecos do tipo fantoches tradicionais ou mesmo os chamados "dedoches", que são fantoches de dedo. Eles podem ser produzidos usando tecido ou até mesmo papel.

Essa brincadeira ajuda a desenvolver a expressividade gestual e comunicativa, além da criatividade e outras capacidades de aprendizagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.