A jornalista e fotógrafa norte-americana Esther Honig criou um projeto muito interessante: para comparar padrões de beleza das mulheres em todo o mundo, ela pediu que pessoas de diferentes países usassem Photoshop em sua foto, para deixá-la bonita.
“Nos EUA, o Photoshop tornou-se um símbolo de padrões inatingíveis de beleza em nossa sociedade. Meu projeto, ‘Before & After’, examina como esses padrões variam entre as culturas em um nível global”, escreve Esther em seu site.
Vendo todas as fotos de “Before & After” (em português, “Antes & Depois”) alteradas, e comparando-as com a original, realmente percebemos que o Photoshop pode ser usado para dar características “impossíveis” as pessoas, ou seja, traços que ela jamais teria de uma forma natural (ou, em alguns casos, nem de forma artificial). Será que ela não é bonita como é, sem alterações?
Enfim, o objetivo do projeto foi alcançado: com um custo que foi de cinco a trinta dólares (cerca de 11 a 66 reais) e na esperança de que cada designer usasse suas construções pessoais e culturais de beleza para melhorar sua imagem, a foto original enviada para freelancers (profissionais ou amadores) e “Photoshoppada” em diferentes países ofereceu um vislumbre do que pelo menos uma pessoa em cada um deles considera ser bonito. O rosto de Esther se modificou sutilmente (e às vezes não tão sutilmente), mudando de forma e cor, conforme atravessou o mundo.
A fotógrafa esperava que as imagens diferissem de região para região, mas foi pega de surpresa com o quão drasticamente algumas das imagens foram alteradas. “Ver alguns dos trabalhos pela primeira vez me fez gritar… Outras vezes as imagens, como a do Marrocos, me tiraram o fôlego, porque eram muito mais perspicazes do que eu poderia ter imaginado”, disse.
Qual foto corresponde à sua definição pessoal de beleza? Alguém poderia utilizar a foto original de Esther para transformá-la em algo considerado bonito para os brasileiros? Se sim, compartilhe conosco nos comentários!
Foto original
Argentina
Austrália
Marrocos
Alemanha
Ucrânia
Bangladesh
Indonésia
EUA
Paquistão
Filipinas
Bulgária
Chile
Sri Lanka
Quênia
Vietnã
Israel
Itália
Grécia
Sérvia
Reino Unido
Índia
Fonte: https://hypescience.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.