Quando você pensa em tipografia o que vem a cabeça?
Fonte bonita?
Uma forma diferente de escrever as mesmas letras?
Um conceito de design?
Independente da sua resposta, uma boa tipografia ajuda a criar marcas memoráveis.
Dá uma olhada nessas 4 aqui:
Você percebe que elas são bem diferentes, além de serem facilmente reconhecidas?
Então vem comigo mergulhar no fantástico mundo do design e explorar o poder da tipografia (e como você pode usá-la hoje mesmo no seu blog ou site).
A Anatomia da Tipografia
Existe muita ciência (e também arte) por trás de cada estilo de letra.
Veja como uma tipografia usa esses 4 elementos como base:
- Ascendente
- Linha de base
- Linha central
- Descendente
Comunicação diferente para uma Tipografia diferente
Além dos 4 elementos como base, ela também passa um estilo único de comunicação.
Um tipo de fonte pode sinalizar conceitos diferentes, como:
- Neutro
- Casual
- Citações
- Elegância
- Retrô (vintage)
- Glamour
E muito mais…
A Tipografia como elemento de design
Enquanto muitos enxergam apenas letras que forma palavras, é possível olhar muito além do óbvio e entender alguns conceitos da tipografia como design.
Perceba quantos elementos podem compor uma única letra:
- Orelha
- Oco
- Link
- Loop
- Altura de versal
- Altura X
- Linha Base
- Bojo
- Kearning
- Remate
- Serifa
- Haste
- Barra horizontal
- Versalete
- Barriga
- Barra
- Espinha
- Incisão
- Ombro
- Tracking
Tipos de Tipografia
Se toda essa ciência não bastasse, você ainda pode apresentar diferentes estilos na sua tipografia como:
- Sans-Serfi: Sem serifa
- Serif: Com serifa
- Slab Serif
- Script: cursiva
- Moderna
E na densidade do preenchimento:
- Thin (Fino)
- Light (Leve)
- Regular
- Italic (Itálico)
- Bold (Negrito)
- Heavy (Pesado)
- Black (Preto)
Como você percebeu, existe inúmeras maneiras de usar o poder da tipografia para evocar um sentimento e reforçar um design.
Construir uma identidade visual, criar uma logo ou mesmo uma marca exige um trabalho minucioso, não apenas artístico, mas técnico também.
Afinal estamos falando de algo que irá representar sua imagem, seja como empresa, instituição, profissional liberal ou qualquer tipo de negócio. Vale a pena investir recursos e tempo para garantir que o trabalho seja bem feito.
Fonte: https://viverdeblog.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.