Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Receita da China dobrará na próxima década, diz Hu Jintao

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Receita da China dobrará na próxima década, diz Hu Jintao

Presidente cederá cargo a Xi Jinping em 18º Congresso do Partido Comunista

Mais de 2.000 delegados compareceram nesta quinta-feira ao 18º Congresso do Partido Comunista
Mais de 2.000 delegados compareceram nesta quinta-feira ao 18º Congresso do Partido Comunista (Carlos Barria/Reuters)
 
Durante seu discurso na abertura do Congresso do Partido Comunista, nesta quinta-feira, o presidente da China Hu Jintao afirmou que o desenvolvimento econômico continuará a ser o eixo do Partido Comunista. Hu ainda disse que o rendimento chinês deve dobrar na próxima década. “A China enfrentou oportunidades e desafios sem precedentes, e a nação deve agora trabalhar e desejar subir ainda mais”, disse Hu.


Hu Jintao abriu nesta quinta-feira o 18º Congresso do Partido Comunista, ao fim do qual, depois de 10 anos no poder, cederá o cargo a Xi Jinping. Em seu discurso de abertura, Hu ressaltou a necessidade urgente do partido lutar contra a corrupção interna. Perante os mais de 2.000 delegados do PC reunidos no encontro, Hu qualificou a corrupção de "sério desafio" e declarou: "Se falharmos no tratamento desta questão, pode ser fatal para o partido, pode até mesmo causar o colapso do partido e a queda do estado".
Goh Chai Hin/AFP

Hu Jintao discursa na abertura do 18º Congresso do Partido Comunista em 8 de novembro A afirmação do também secretário-greal do Partido Comunista chinês foi feita após o surgimento de vários casos e denúncias de dirigentes corruptos nos últimos meses. O escândalo de maior repercussão envolveu um dos antigos "príncipes" do regime comunista, Bo Xilai, mas até mesmo o primeiro-ministro Wen Jiabao teve que se defender de acusações de desvio de dinheiro, após a publicação de uma reportagem no jornal americano The New York Times no final de outubro.

Congresso -
Ao contrário da imensa campanha política que resultou na reeleição de Barack Obama nos Estados Unidos, a nomeação do sexto sucessor de Mao Tse Tung será feita com a tradicional solenidade dos congressos comunistas, envolta em segredo e sob forte segurança. Na imensa Praça da Paz Celestial, os 2.270 delegados reunidos no Palácio do Povo escutarão o balanço do presidente Hu Jintao. Em seu mandato, a China se tranformou na segunda potência mundial.
Xi, transformado no secretário geral do PC, passará de fato ao posto de presidente da República em uma formalidade prevista para março. O novo presidente vai dirigir uma China em plena mudança, com uma economia quase capitalista, afetada pela crise financeira europeia e uma população ávida por reformas políticas e de transparência, sobretudo acerca da riqueza dos líderes comunistas. Oito em cada dez chineses nas cidades esperam mudanças políticas, segundo uma pesquisa publicada na quarta-feira pela imprensa oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.