Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 24 de junho - Dia Mundial do Disco Voador

terça-feira, 24 de junho de 2014

24 de junho - Dia Mundial do Disco Voador

O que é ufologia?
Ufologia, ou "ovnilogia" é o termo que se utiliza para definir a pesquisa e coleta de dados sobre o fenômeno conhecido como "Objeto Voador Não Identificado" (OVNI, em português, ou UFO - Unidentified Flying Object).
Centenas de milhares de pessoas em todas as partes do mundo alguma vez já viram algo estranho no céu, que não pôde ser explicado como sendo uma aeronave terrestre ou fenômeno natural.
Milhares de fotografias e filmagens desses objetos já foram e estão sendo feitas. Apesar de a maior parte destas fotografias e filmagens serem fraudes ou simples confusão com fenômenos naturais, há algumas que permanecem como um mistério ainda indecifrado.
Ufologia é uma ciência?
Para responder a esta pergunta é preciso, antes, entender o que significa ufologia. A palavra é uma adaptação do inglês ufology (e deveria mais apropriadamente ser traduzida como ovnilogia), cunhado sobre o termo UFO.
Desta forma seria o estudo sistemático dos fenômenos óvnis e outros a eles supostamente associados.
Mas apenas a sistematização (isto é, uso de uma dada metodologia) não basta para caracterizar um campo de estudo como ciência ou não - é preciso que siga o chamado método científico (formulação de uma hipótese para explicar um dado fenômeno, seguido de testes rigorosos e reprodutíveis para averiguar a veracidade das conclusões a que se chegaria com a aceitação da hipótese formulada).
Então para encarar a ufologia como ciência, seria necessário que todas as afirmações feitas por ela sobre os fenômenos óvnis fossem passíveis de verificação experimental.
No estado atual há uma mistura bastante grande com crendices e até com charlatanismo, de forma que é bastante difícil reconhecer a ufologia como ciência (muitas vezes ela se baseia apenas em depoimentos de procedência duvidosa, fotos desfocadas e 'evidências' suspeitas - forjadas ou erroneamente interpretadas, não indo além de casos anedóticos), mas no momento em que ela venha a se organizar em torno de uma metodolgia científica poderá ser naturalmente aceita como um ramo da Ciência.
Fonte: www.cubbrasil.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.