Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Auto-gerenciamento: otimizando sua produtividade

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Auto-gerenciamento: otimizando sua produtividade



O mercado de trabalho em comunicação rompeu as barreiras dos limites geográficos e a concorrência está acirrada. Bote seus jobs em ordem e otimize sua produtividade.

Sobre o impacto da globalização nas práticas em comunicação: “A ‘onda’ que interligou mundialmente mercados, tornando países livres de fronteiras”, como foi dito por Antonio Rosa Neto (1998:25).
Com a demolição de barreiras físicas e culturais, o mercado se acirrou em virtude da concorrência direta e não mais delimitada por limites geográficos. Os mercados se expandiram junto e na mesma velocidade da informação; o poderio econômico foi descentralizado e hoje um produto ou serviço atende até às mais remotas regiões. A atuação do designer hoje, nem de longe se compara a de décadas atrás; enquanto procedimentos estritamente mecânicos se faziam necessários para a realização de tarefas simples e demandavam tempo em que hoje já tornaria a produção dispensável.
O profissional de criação, o desenvolvedor, o arquiteto da informação, o ilustrador e todas as outras funções correlacionadas a essas, o habilita a atuar dentro da área sem parecer um equívoco ou gerar um grande desconforto frente a qualidade do que é produzido, em comparação a um especialista no projeto em questão. A multifuncionalidade do profissional de criação deixou de ser uma condição e passou a ser uma característica; o criativo é um profissional ambivalente e se vale disso para cumprir o seu papel de codificar conteúdos.
Muito dessa característica multifuncional se deve a cultura de co-working e compartilhamento de conhecimento bastante comum no mundo de business. Você conhece algum personagem bem sucedido que disponha de conhecimento exclusivamente do seu segmento de mercado? Faz-se necessário entender de tudo: o processo, os mercados, finanças e saber identificar oportunidades de negócios. Muito desses conhecimentos são adquiridos através dos estudos e sobretudo, com a experiência.
Dentre as dificuldades que surgem neste novo cenário de mercado competitivo, alguns déficits podem ser percebidos no desenvolvimento de alguns negócios. Em certas ocasiões pode-se haver exemplos de déficit de atenção gerada pelo acúmulo de atividades sendo realizadas ao mesmo tempo, a falta de foco como consequência ainda do acúmulo de atividades (muito comum em profissionais ligados a criatividade), além de fatores como a ausência de metodologia, estratégia e otimização de tempo.

Defina uma metodologia default
Se você não é muito bom em estipular métodos, leia um trecho deste post onde fala sobre como dar um ‘up’ na sua produtividade:
Regras de Descarte para o Designer e Profissionais do meio publicitário:
  1. Não aceite nada que seja evidente ou possa ser provado. Seja extremamente realista, mas não limite a sua potencialidade!
  2. Divida cada dificuldade em quantas partes forem necessárias para serem resolvidas.?
  3. Não meta os pés pelas mãos! Mantenha-se organizado e siga o processo de fazer primeiro o mais fácil e só então o mais complicado.
  4. Enumere, enumere, enumere. Organize seu tempo para cada coisa e não esqueça de nada, registre tudo. Isso não vai deixar você passar nada!
E ainda:

“Libere espaço, exclua de sua vida qualquer atividade ou hábito que lhe roube o tempo que você pode usar para ser melhor em alguma coisa ou cumprir suas metas.”

Pomodoro Technique

Você tem problemas em manter o foco em alguma atividade? Conheça esta técnica. O mais usual é estipular 25 minutos para cada Pomodoro com direito a 5 minutos de descanso mental. Geralmente todos respeitam essa unidade de produtividade (não de tempo!) e solicitam a atenção somente no momento oportuno. Sugestão de Rafael Uchoa, Diretor de Tecnologia do OvermediaCast e mentor da Mandaca.ru, primeira aceleradora de startups do nordeste. A ferramenta foi testada e aprovadíssima por todos.

Você também pode utilizar um app Pomodoro no seu smartphone e tablet., ou ainda, uma ferramenta Cloud no seu PC ou MAC. Exitem muitos disponíveis para baixar ou acessar e a maioria é gratuito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.