A história da Radiologia
A Radiologia se deu inicio na Alemanha, entre os meses de Novembro e Dezembro no ano de 1895, quando um físico chamado Wilhelm Conrad Roentgen realizava pesquisas utilizando tubos de crookes sobre placas fotográficas, submetendo-os à correntes elétricas, e com isso fazer uso da radiação na tentativa de fotografar os ossos e a parte interna da mão de Bertha, sua esposa.
O resultado da experiência foi um sucesso, o que fascinou Wilhelm Roentgen. No entanto, a descoberta ainda confundia o cientista, por conta disso, ele decidiu nomea-la de “Raio-X”, em referência ao que ainda é “desconhecido” pela ciência.
Foi só 8 anos depois, com a madura evolução do método, que Roentgen teve o maior reconhecimento pela descoberta do Raio-X, quando recebeu o prêmio Nobel de física, em 1903.
Então, foi escolhido o dia 8 de Novembro como sendo o Dia do Médico Radiologista, data do início das atividades de Roentgen no laboratório, o marco inicial na história da Radiologia.
A Radiologia na medicina moderna
Inicialmente, os médicos radiologistas baseavam seus diagnósticos apenas na utilização do Raio-X, o que impulsionou uma enorme evolução dos equipamentos para realização deste tipo de procedimento.
A ascensão dos métodos radiológicos e da Radiologia como especialidade médica são dois fatores importantíssimos que fazem parte do processo de evolução da medicina, o que é considerado até hoje um dos principais avanços da medicina contemporânea.
A Radiologia, ou Diagnóstico por Imagem, cresceu incrivelmente e hoje representa um papel essencial para os tratamentos de diversas patologias, atualmente dispondo de muitos outros meios de diagnóstico, como a Ultrassonografia, Ressonância magnética, Tomografia computadorizada (TC), Densitometria óssea, entre outros.
A nova era digital
Fonte: http://www.digitalmed.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.