Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Aumente sua produtividade com a Técnica Pomodoro

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Aumente sua produtividade com a Técnica Pomodoro

A Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido pelo italiano Francesco Cirillo no final dos anos 80. Para aplicar a técnica é necessário o uso de um timer para dividir o tempo em blocos de 25 minutos chamados de ‘pomodoros’.

O método é baseado na ideia de pausas frequentes para aumentar a agilidade mental e busca fornecer resposta eficaz para atingir um estado provocador de ansiedade chamado de temporal.

Embora a técnica Pomodoro seja algo muito simples e fácil, ela não deve ser usada simplesmente como um processo para acelerar o desenvolvimento de tarefas e sim como um meio para gestão do tempo, visando aumentar a produtividade ao longo do período. Veja a seguir como aplicar a técnica Pomodoro.

1. Papel e caneta

Para aplicar a Técnica Pomodoro comece separando papel e caneta para listas e anotações. Planeje suas atividades e faça uma estimativa de tempo de execução de cada uma delas. O grande trunfo para o sucesso dessa técnica é o planejamento e visualização das metas no papel. Além disso a estimativa de tempo que se levará para executar algo. As anotações são fundamentais, para que no futuro você saiba quanto tempo determinada tarefa leva para ser concluída.

2. Tempo

O tempo pode ser o seu maior inimigo nesse método ou o seu maior aliado. Pois ao definir 25 minutos para realizar determinada tarefa, sentimos a obrigação de concluí-la, criando uma pressão positiva, definido limites, obrigando o foco na atividade e evitando distrações como o telefone, colegas de trabalhado querendo conversar, ou outras coisas como Facebook, Twitter, Instagram, etc.

Essa técnica é muito utilizada com o objetivo de ser mais produtivo e ter tempo no final do dia de trabalho, evitando o desgastante físico e mental e também a procrastinação. Essa técnica ajuda a sua mente a se recuperar depois de uma tarefa finalizada, isso ajuda a aliviar o stress e deixa a cabeça mais fresca e tranquila para o seu trabalho, conseguindo deste modo melhores resultados.

3. Anotações
Sempre surge algo enquanto estamos produzindo, portanto sempre trabalhe com um bloco de notas ao lado e anote outras tarefas que precisam ser realizadas como tomar uma água, fazer uma ligação ou responder um e-mail. Após os 25 minutos concluídos, use seu intervalo para isso, ou programe o próximo bloco de tempo do seu Pomodoro para a realização dessas tarefas.

4. Técnica Pomodoro na prática 

Para aplicar a técnica pomodoro, você deve usar um timer ou um aplicativo no celular. 
Trabalhe em uma tarefa durante 25 minutos. 
Faça uma pausa de 5 minutos. 

Repita durante 4 ‘pomodoros’ ou seja 25 minutos de trabalho e 5 minutos de folga. Faça um intervalo maior de 15 a 30 minutos para descansar ou se alimentar. Reinicie o processo. 

5. Aplicando a técnica Pomodoro na rotina doméstica

Pense numa pilha de louça gigantesca e você tem que lavar tudo em um certo tempo. Se você dividisse 25 minutos para pegar o sabão e ensaboar a louça, outros 25 minutos para enxaguar e enxugar e mais 25 minutos para limpar e arrumar as louças, você terminara de maneira muito mais rápida e após o fim dessa tarefa você não estará tão cansado e estará pronto para outra atividade assim durante o seu dia você conseguirá executar várias tarefas em vez de procrastinar. Você pode usar os blocos de tempo para programar as atividades domésticas como arrumar as camas, cuidar da roupa, preparar uma refeição, limpar um cômodo ou descansar. Use os intervalos para dar uma conferida nas redes sociais, fazer uma ligação ou qualquer outra atividade. Aplicando essa técnica, você se sentirá muito mais motivado e não perderá o foco. É comprovado que multitarefas não são produtivas. Por isso a técnica é tão legal para gerenciar as tarefas do lar.

Experimente essa técnica e descubra quanto tempo você perde por dia e desfrute de um dia mais produtivo. Tente seguir as linhas básicas do Pomodoro, faça intervalos, cumpra listas curtas. O resto e com você!

Tem alguma dica sobre a Técnica Pomodoro? Deixe um comentário!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.