Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 02 de Setembro - Dia do Florista

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

02 de Setembro - Dia do Florista

Hoje é dia do florista, profissional que a gente nem precisa dizer o quanto ama, e que faz toda diferença em um casamento!
Para homenageá-los, apresentamos este artigo de Mônica Uba, da Blue Wedding Design, que é uma estudiosa apaixonada pelos significados das flores, para sabermos um pouco mais sobre a importância das cores e modelos.
A LINGUAGEM DAS FLORES

“A decoração floral remonta à antiguidade clássica. Os gregos já usavam guirlandas presas nas paredes e no centro de mesas como decoração em datas festivas. Os Romanos, sempre mais exagerados, chegavam a abusar usando flores até no chão. Isto deixa claro que os floristas eram figuras muito importantes e requisitadas desde aquela época. Não podemos esquecer que naqueles tempos, os ambientes eram praticamente despidos de móveis e peças decorativas. A criatividade, habilidade e bom gosto dos floristas era fundamental para trazer beleza e encanto às festas”, conta Mônica.
Entre as referências mundiais que mais inspiram Mônica está o florista – e seu ex-professor – Shane Connolly, autor do dicionário A Linguagem das Flores”. “É um adorável irlandês que ama as flores e acredita em seu poder de transmitir mensagens significativas”, diz ela, que continua. “Na tenebrosa Era Vitoriana (1837 a 1901), as declarações abertas de amor e flertes eram considerados impróprios e, portanto, proibidos ou coibidos ao máximo. Os jovens enamorados criaram uma forma velada de transmitir seus sentimentos através de bouquets de flores.”
“Algumas tradições adormecem por longos períodos e, de repente, voltam à tona. Isto acontece com muita frequência nas cerimônias de casamento. Casamento é renovação da tradição. Não importa quantas modernidades forem adotadas, os noivos basicamente revivem a tradição ao dizer o ‘sim’ cercados por suas famílias e amigos.”
Para celebrar a data, Mônica traduziu um dos bouquets mais famosos dos últimos anos, o da Duquesa de Cambridge, Kate Middleton, – criado por Shane Connolly -, e escolheu três flores queridinhas entre as noivas (rosa, tulipa e peônia) para explicar seus significados.


No buquet de Kate Middleton temos: muguet (felicidade, doçura, confiança e pureza), sweet William (valentia e cortesia), jacinto (beleza, constância e sinceridade), murta (amor, tradição e casamento) e hera (fidelidade, amizade e afeição).

Outros significados das peônias são: amizade, honra, felicidade, saúde

Além da branca, outras cores de tulipa carregam seus significados, entre eles: vermelha (verdade), púrpura (realeza, nobreza e majestade), violeta (modéstia), rosa (felicidade e afeição), amarela (amizade) e laranja (desejo, paixão, entusiasmo e energia).


Outras rosas: rosa escuro (gratidão), alaranjada (desejo e entusiasmo), coral pálido (sinceridade e imortalidade),rosa claro (graciosidade e felicidade), amarela (amizade e alegria) e lilás (amor à primeira vista)

Referências utilizadas por Mônica:
“A Year in Flowers” – Shane Connolly
“The Secret Language of Flowers” – Samantha Gray
“A Victorian Flower Dictionary – The language Of Flowers Companion” – Mandy Kirkby

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.