Além da qualidade que a embalagem oferecerá na proteção do produto e do prazo de vida ela venderá o seu produto nas gôndolas. Muitas vezes é através delas o primeiro contato com o público, ou até mesmo o único. Comunique de forma clara e objetiva.
Mas por que não se diferenciar na categoria?
Entender o que o consumidor busca gera um link com a marca que poderá fidelizar o cliente através de um design funcional, emocional e criativo. A importância se dá desde as cores das impressões até o tamanho da embalagem, que envolverão o consumidor que estará se deparando com diversas outras opções, onde a inovação poderá desenvolver a fidelidade à marca. Ser diferente do seu concorrente na comunicação é uma grande sacada.
Aumentar as chances de percepção do seu produto é um dos fatores que poderão impulsionar as vendas, despertando através da embalagem alguns reflexos como: identidade, percepção de funcionalidade, personalidade e a fidelidade.
Investir em design certamente trará a valorização da autoestima do consumidor. O consumidor quer se sentir valorizado e saber que aquela marca está sempre disposta a inovar, trazendo até ele um produto mais atraente e prático. E caso o seu concorrente esteja trabalhando desta forma e você não, os riscos de gerar uma nova experiência ao seu consumidor será cada vez maior. Seja competitivo. Investir em design de embalagem é um ótimo custo benefício e fará com que a marca esteja sempre em destaque diante dos olhos do consumidor.
Crie a oportunidade quebrando regras
Quando o preço e a qualidade são percebidos como iguais o consumidor buscará alternativas como fator decisivo de compra. A atratividade da embalagem, com uma rotulagem limpa, comunicação clara, uma arte valorizada e num tamanho que esteja de acordo com a demanda potencial da marca serão motivos chaves de compras, além da segurança e do conforto que deverão transmitir, e poderão definir o sucesso ou o fracasso do produto.
Com um posicionamento de marca e com a identidade emocional do consumidor definidos, expressar a personalidade da marca é uma estratégia para chamar a atenção nas prateleiras. Mas fique atento ao posicionamento definido, a cultura do cliente e o que você quer criar a ele. O produto em jogo poderá sim ter necessidade de impacto nas gôndolas, mas a criatividade poderá ser destacada através de simples detalhes. Tenha atenção para não confundir a cabeça do consumidor.
A embalagem é mídia e a comunicação deve estar adequada às estratégias alinhadas entre as diversas cadeias ligadas a área de marketing da organização, para desta forma, estabelecer uma linguagem de perfeita comunicação com o consumidor final com o objetivo de tornar os produtos mais competitivos no ponto-de-venda, posicionando-os de forma estratégica na competição de mercado.
Após a conexão da marca e a definição do produto é hora de fazer com que ele transmita uma boa experiência. Faça com que o consumidor se sinta bem adquirindo o seu produto. Encante-o. E aí sim você poderá dizer que o consumidor percebeu o que você quis transmitir com a comunicação expressada.
Você conhece a frase: “o que importa é a beleza interior”? OK. É somente agora que ela entrará em ação. Percebeu a importância que a beleza externa possui? É ela que gera a conexão para a aproximação com a marca e aí sim você ter a oportunidade de saber mais sobre a “beleza interior”. Agora é a hora de criar um vínculo a partir da experiência com o produto no consumo e despertar a recompra.
Que tal convidar o consumidor a conectar-se a marca para aproximar ainda mais a marca com ele? Esta estratégia está sendo muito utilizada através de QR CODE divulgados nas embalagens que levam até o site da empresa ou até algum vídeo de uma determinada campanha. Não deixe de explorar essa oportunidade.
Inovar na embalagem é a oportunidade de potencializar suas ações de marketing.
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