A Volkswagen anunciou que está planejando ajustar redesenhar sua marca, pela primeira vez desde 2012, como forma de preparação para a era do carro elétrico, de modo que eles consigam limpar a imagem manchada que possuem pelo escândalo do diesel.
O novo logo só será revelado no ano que vem, dando tempo para a montadora fazer o lançamento de alguns modelos de veículos elétricos, conforme disse Jochen Sengpiehl, diretor de marketing da marca, em uma coletiva de imprensa em Berlim.
A ideia é que a nova identidade visual funcione bem tanto na frente dos carros quanto em telas de smartphones. O emblema da VW foi modificado pela última vez há seis anos com um visual mais tridimensional, mudando apenas alguns poucos detalhes desde a ressurreição da fabricante após a Segunda Guerra Mundial.
“A marca não está em boa forma em comparação com os anos anteriores.“
A marca perdeu um pouco do seu apelo emocional ao tentar ser “muito alemã”, disse Sengpiehl.
A VW também expandirá o uso de mídia digital e social para ajustar melhor seu marketing, especialmente ao tentar convencer os consumidores céticos a mudar para veículos movidos a bateria. Dar à marca uma imagem mais nova é fundamental para compensar o investimento de 20 bilhões de euros em carros elétricos.
O objetivo é tornar a marca mais acessível e menos rígida, além de destacar as inovações como justificativa para preços mais altos. Segundo Sengpiehl, que voltou à Volkswagen em setembro depois de um período com a rival Hyundai Motor Co. eles estão convidando as agências de comunicação e publicidade para promover seus negócios criativos e apresentar ideias nos próximos meses.
A empresa planeja criar centros de marketing em suas principais regiões, capazes de adaptar as mensagens e reagir mais rapidamente às mudanças.
A gigante automobilística de 12 marcas está tentando ultrapassar a crise do diesel sob o comando do novo presidente-executivo Herbert Diess, que assumiu o comando recentemente e continuará a supervisionar a VW, a maior unidade do grupo em vendas. A marca será o ponto focal do impulso de carros elétricos da empresa.
“O grande desafio é: como colocamos as pessoas no mundo elétrico. Queremos que as pessoas se divirtam conosco. Precisamos ficar mais coloridos“.
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