Gráfica e Editora Moura Ramos: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 13 de Setembro - Dia Nacional da Cachaça Google+

terça-feira, 13 de setembro de 2016

13 de Setembro - Dia Nacional da Cachaça

Dia Nacional da Cachaça
Caipirinha , o coquetel  
nacional do Brasil
Cachaça é uma bebida alcoólica feita a partir de fermentado de cana.
É o mais popular destilada bebida alcoólica no Brasil . É também conhecido como aguardente , pinga , caninha e por muitos outros nomes.
A cachaça é produzida principalmente no Brasil, onde, de acordo com números de 2007, a 1,5 bilhões de litros (390 milhões de litros) são consumidos anualmente, em comparação com 15 milhões de litros (4,0 milhões de litros) fora do país. [Trata-se normalmente entre 38% e 48% de álcool em volume.
Até seis gramas por litro de açúcares podem ser adicionados. " A principal diferença entre aguardente e rum é que o rum é normalmente feito a partir de melaço, um subproduto das refinarias que fervem o suco de cana-de-açúcar para extrair o açúcar tanto quanto possível, enquanto aguardente é feita a partir de sumo de cana fresco que é fermentado e destilado.
No início do século XVII, os produtores de açúcar em várias colônias européias na América começaram a usar os subprodutos de açúcar, melaço como matéria-prima para a bebida alcoólica que nas colônias britânicas foi nomeado rum, na França, de tafiá, no da Espanha aguardente de Cana e no Brasil aguardente da terra, aguardente de cana e cachaça mais tarde.
Dia Nacional da Cachaça
Barris de cachaça
Números de 2003 indicam 1,3 bilhão de litros de cachaça são produzidos a cada ano, embora apenas 1% dessa produção é exportada (principalmente a Alemanha ). Fora do Brasil, a cachaça é usado quase exclusivamente como um ingrediente em bebidas tropicais, com a caipirinha ser o mais famoso cocktail.
História
A produção de açúcar foi principalmente mudado de ilha da Madeira para Brasil pelo Português no século 16.
Os alambiques que fazem Aguardente de cana na Madeira foram trazidos para o Brasil para fazer o que hoje também é chamado de Cachaça.
O processo de destilação remonta a 1532, quando um dos colonizadores portugueses trouxeram as primeiras mudas de cana-de-açúcar sobre o Brasil a partir da Madeira.
Produção
Dia Nacional da Cachaça
Garrafas de cachaça
Cachaça, como rum, tem duas variedades: branco e ouro. Branco é normalmente engarrafado imediatamente após a destilação e tende a ser mais barato (alguns produtores de idade para até 12 meses em barris de madeira para alcançar uma mistura mais suave).Muitas vezes, é utilizado para preparar caipirinha e outras bebidas, em que a cachaça é um ingrediente. Escura, a cachaça, geralmente é vista como a variedade "premium", é envelhecida em barris de madeira e é destinado a ser bebido direto (geralmente é envelhecido por até 3 anos, apesar de alguns "ultra premium" foram envelhecidos por até 15 anos). O sabor é influenciado pelo tipo de madeira do tambor.
Sinônimos de Cachaça
Por mais de quatro séculos de história, cachaça acumulou sinônimos e apelidos criativos pelo povo brasileiro. Algumas destas palavras foram criadas com o propósito de enganar a fiscalização da metrópole nos dias em que a cachaça foi proibida no Brasil, a bebida estava competindo com um destilado Europeu apelou grapa . Há mais de dois mil (2000) palavras para se referir ao destilado nacional. Alguns desses apelidos são:abre-Coração, água-benta, bafo-de-tigre e limpa-Olho.
Fonte: http://en.wikipedia.org e Portal São Francisco