Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: As Ilustrações de John Tenniel

domingo, 7 de dezembro de 2014

As Ilustrações de John Tenniel

Alice sempre foi tendência, seja para os fãs do clássico da Disney ou para os que recentemente se deliciaram com a versão de Tim […]

Alice sempre foi tendência, seja para os fãs do clássico da Disney ou para os que recentemente se deliciaram com a versão de Tim Burton para o cinema. A versão do livro reúne  Aventuras de Alice no País das Maravilhas e sua continuação, Através do Espelho e o que Alice Encontrou por Lá. Mas, o que me chama mais a atenção são as ilustrações contidas no livro, originais de John Tenniel, que devem estar entre as ilustrações mais famosas para crianças.
Nascido em Londres em 1820, Tenniel trabalhou como cartunista e ilustrador de livros, sendo, até hoje, seu trabalho mais conhecido as ilustrações feitas para Lewis Carroll e seu clássico Alice. 92 desenhos foram entregues a Carroll, e os originais foram gravados em blocos de madeira para serem impressos.

Para os que não conhecem a técnica de “wood engraving” ou xilogravura, usa-se a madeira entalhada deixando em relevo a imagem que será reproduzida, onde, em seguida, é aplicada a tinta e transferida para o papel por algum tipo de pressão. A técnica é muito parecida com a de um carimbo. Os blocos de madeira originais estão atualmente na biblioteca Bodleian, na Universidade de Oxford.
Escolhemos algumas ilustrações para mostrar pra vocês, o que foi uma tarefa difícil, já que todas são dignas de exposição.
Também conhecido como Sir John Tenniel, depois de ter sido nomeado cavaleiro por William Ewart Gladstoneprimeiro ministro da Inglaterra na época, o artista morreu em 1914 aos 93 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.