Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 02 de Dezembro - Dia Nacional das Relações Públicas

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

02 de Dezembro - Dia Nacional das Relações Públicas

Conheça um pouco do perfil profissional e do histórico da data

02 de dezembro, é comemorado o Dia Nacional do Profissional de Relações Públicas, e a Universidade Federal do Maranhão aproveita a oportunidade para parabenizar profissionais e estudantes do curso, existente na Instituição desde 1976. 

“A data se torna importante por ser um dia em que se trabalha a valorização desse profissional pouco reconhecido e com tamanha importância para o mercado de trabalho. Relações Públicas trabalham relacionamento com diversos públicos, com planejamento e objetivo”, comenta a coordenadora do Núcleo de RP e cerimonial da Instituição da Universidade, Raphisa Kashemyra.

Para a coordenadora do Núcleo de RP da Rádio Universidade e professora do curso de Comunicação Social, Amarilis Cardoso, a data serve para mostrar, também, o papel social que o profissional de RP exerce em seu ofício. “Esse profissional trabalha a comunicação em toda sua complexidade, um profissional que luta por um direito, que é o direito de se informar e faz com que o direito à comunicação seja legitimado. Essa é a bandeira e o norte da nossa profissão”, define Amarilis.

Conheça um pouco mais do perfil do RP

Para quem não sabe, o profissional de Relações Públicas atua nas organizações do primeiro setor (governos), do segundo setor (empresas) e do terceiro setor (Ongs, associações comunitárias e civis, partidos, sindicatos). Nessas organizações, ele realiza pesquisa de opinião, auditoria de imagem e diagnósticos dos processos de comunicação. A partir dessas pesquisas, planeja as ações de comunicação, assessora a administração, gerencia as ações de comunicação e avalia as ações de comunicação empreendidas pelas organizações.

Por que 2 de dezembro é o Dia Nacional de Relações Públicas?

Em 2 de dezembro de l876, nasceu em Penedo, Estado de Alagoas, Eduardo Pinheiro Lobo, que foi o primeiro profissional de Relações Públicas no Brasil.

O marco inicial das Relações Públicas no Brasil aconteceu em São Paulo em 30 de janeiro de l914. Eduardo Pinheiro Lobo foi nomeado para chefiar o recém criado Departamento de Relações Públicas da empresa canadense THE SÃO PAULO TRAMWAY LIGHT AND POWER Co. LIMITED, concessionária da iluminação pública e do transporte coletivo na capital paulista. Na ocasião, a direção da Light, sentindo a necessidade de um setor especializado para cuidar do seu relacionamento com os órgãos da imprensa e com os poderes concedentes, desenvolveu um trabalho de Relações Públicas com a imprensa, objetivando o esclarecimento da opinião pública.

Em reunião de 12 de dezembro de l975, o Conselho Nacional da ABRP instituiu a “Medalha Eduardo Pinheiro Lobo” destinada a premiar as pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços à classe dos profissionais de Relações Públicas. As pessoas agraciadas com a medalha são os senhores Jarbas Passarinho, Divaldo Suruagy, Natalino Pereira de Souza, Domingos de Araújo da Cunha Gonçalves e Cândido Teobaldo de Souza Andrade.

Fonte: www.ufma.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.