Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 04 de Dezembro - Dia do Orientador Educacional

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

04 de Dezembro - Dia do Orientador Educacional

Orientação Educacional é entendida como um processo dinâmico, contínuo e sistemático, estando integrada em todo o currículo escolar sempre encarando o aluno como um ser global que deve desenvolver-se harmoniosa e equilibradamente em todos os aspectos: intelectual, físico, social, moral, estético, político, educacional e vocacional.
Integrada com a Orientação Pedagógica e Docentes, a O.E. deverá ser um processo cooperativo devendo:
Mobilizar a escola, a família e a criança para a investigação coletiva da realidade na qual todos estão inseridos
Cooperar com o professor, estando sempre em contato com ele, auxiliando-o na tarefa de compreender o comportamento das classes e dos alunos em particular
Manter os professores informados quanto às atitudes do SOE junto aos alunos, principalmente quando esta atitude tiver sido solicitada pelo professor
Esclarecer a família quanto às finalidades e funcionamento do SOE
Atrair os pais para a escola a fim de que nela participem como forca viva e ativa
Desenvolver trabalhos de integração: pais x escola,professores x pais e pais x filhos;
Pressupor que a educação não é maturação espontânea, mas intervenção direta ou indireta que possibilita a conquista da disciplina intelectual e moral
Trabalhar preventivamente em relação a situações e dificuldades,promovendo condições que favoreçam o desenvolvimento do educando
Organizar dados referentes aos alunos;- procurar captar a confiança e cooperação dos educandos, ouvindo-os com paciência e atenção
Ser firme quando necessário, sem intimidação, criando um clima de cooperação na escola
Desenvolver atividades de hábitos de estudo e organização
Tratar de assuntos atuais e de interesse dos alunos fazendo integração junto às diversas disciplinas.
Jardim a 4ª séries - Junto aos professores:
Treinamento de professores em observação e registro do comportamento do aluno
Orientação e pesquisa sobre as causas do desajustamento e aproveitamento deficiente do aluno
Assessorar os professores no planejamento de experiências diversificadas que permitam ao aluno
Descobrir através da auto-avaliação e da execução de atividades, suas dificuldades e facilidades
Descobrir o seu modo e ritmo de trabalho
Descobrir sua forma de relacionar-se com os colegas e profissionais da escola
Fazer escolhas
Treinar a auto-avaliação
Recursos teóricos para interpretar os dados obtidos nas observações desenvolvimento de acordo com a faixa etária
Pesquisa sobre as causas de desajustamento e aproveitamento deficiente do aluno.
Oferecer subsídios aos professores quanto a:
Coleta e registro de dados de alunos através de observações, questionários, .....entrevistas, reuniões de alunos, reuniões com pais.
Desenvolver um trabalho de prevenção:
Estudo sobre o rendimento dos alunos e tarefas educativas conjuntas que levem ao alcance dos objetivos comuns
Sugerir Direção da realização de estudos por profissionais especializados a pais, alunos e professores
Avaliação dos resultados do processo ensino-aprendizagem, adequando-os aos objetivos.educacionais, assessorando e decidindo junto com o professor e Conselho de Classe os.casos de aprovação e reprovação do aluno.
Junto às famílias dos alunos:
Entrevista com os pais para troca de dados e informações acerca do aluno
Propiciar aos pais o conhecimento de características do processo de desenvolvimento;psicológico da criança, bem como de suas necessidades e condicionamentos sociais
Refletir com os pais o desempenho dos seus filhos na escola e fornecer as observações sobre a integração social do aluno na escola, verificando variáveis externas que estejam interferindo no comportamento do aluno, para estudar diretrizes comuns a serem adotadas
A orientação familiar se fará através de reuniões individuais com os pais, em pequenos grupos e nas reuniões bimestrais programadas constantes do Calendário Escolar.
Junto aos alunos
Atendimentos individuais, sempre que for necessário para análise e reflexão dos problemas encontrados em situações de classe, recreios, desempenho escolar, pontualidade, cuidado com material de uso comum, relacionamento com os colegas de classes e outros alunos do colégio, respeito aos professores e funcionários
Atendimentos grupais sempre que for necessário para reflexão de problemas citados acima ocorridas em situações de grupo.
Esclarecer quanto a regras e sanes no que diz respeito ao cumprimento das normas do colégio.
6º ao 9º ano das Séries Finais e Ensino Médio.

Objetivo Geral

Orientação Educacional se propõe em ser um processo educacional organizado,dinâmico e contínuo. Atua no educando, através de técnicas adequadas às diferentes faixas etárias ,com a finalidade de orientá-lo na sua formação integral, levando-o ao conhecimento de si mesmo,de suas capacidades e dificuldades oferecendo-lhe elementos para um ajustamento harmonioso ao meio escolar e social em que vive.
Objetivos específicos relacionados aos professores:
Assessorar o professor no acompanhamento e compreensão de sua turma
Integrar-se às diversas disciplinas visando o desenvolvimento de um trabalho comum e a formulação das habilidades didático-pedagógicas a serem desenvolvidas com os alunos
Garantir a continuidade do trabalho
Avaliar e encaminhar as relações entre os alunos e a escola
Assessorar o professor na classificação de problemas relacionados com os alunos,colegas etc
Desenvolver uma ação integrada com a coordenação pedagógica e os professores visando a melhoria do rendimento escolar,por meio da aquisição de bons hábitos de estudo.
Atividades junto aos professores
Divulgação do perfil das classes
Organização de arquivos e fichas cumulativas
Proposição de estratégias comuns entre os professores,coordenação e orientação
Análise junto a coordenação dos planejamentos das diversas disciplinas
Realização de atendimentos individuais e/ou grupo nas reuniões de curso para receber ou fornecer informações necessárias dos alunos
Realização de atendimentos individuais na O.E para fornecer ou receber informações necessárias dos alunos
Análise e avaliação dos resultados quantitativos e qualitativos dos alunos,das classes junto à coordenação para posterior encaminhamentos
Participação nas reuniões de curso
Participação nas reuniões de E.T
Participação na preparação e realização dos Conselhos de classe
Participação nos eventos da escola
Organização e participação junto à coordenação das atividades extra-curriculares.
Objetivos específicos relacionados aos alunos:
Orientação vocacional
Instrumentalizar o aluno para a organização eficiente do trabalho escolar, tornando a aprendizagem mais eficaz
Identificar e assistir alunos que apresentam dificuldades de ajustamento à escola, problemas de rendimento escolar e/ou outras - dificuldades escolares
Acompanhar a vida escolar do aluno
Assistir o aluno na análise de seu desempenho escolar e no desenvolvimento de atitudes responsáveis em relação ao estudo
Promover atividades que levem o aluno a analisar,discutir,vivenciar e desenvolver atitudes fundamentados na filosofia cristã de valores
Promover atividades que levem o aluno a desenvolver a compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana,do cidadão,do Estado,da família e dos demais grupos que compõem a comunidade e a cultura em que vive o aluno
Despertar no aluno o respeito pelas diferenças individuais,o sentimento de responsabilidade e confiança nos meios pacíficos para o encaminhamento e solução dos problemas humanos
Promover atividades que levem o aluno a desenvolver a compreensão dos valores,das implicações e das responsabilidades em relação à dimensão afetiva e sexual do indivíduo de acordo com a filosofia da escola e os valores da família
Identificar na escola,eventos esportivos,culturais e de lazer que possam ser utilizados pelos alunos
Desenvolver atitudes de valorização do trabalho como meio de realização pessoal e fator de desenvolvimento social
Levar o aluno a identificar suas potencialidades, características básicas de personalidade e limitações preparando-o para futuras escolhas
Preparar o aluno para a escolha de representantes de classe e/ou comissões
Preparar e acompanhar os representantes de classe para o exercício de suas funções
Promover atividades que desenvolvam aspectos relativos a dificuldades e /ou necessidades inerentes à faixa etária
Desenvolver o relacionamento interpessoal e hábitos de trabalho em grupo.
Atividades junto aos alunos:
Realização de sessões de orientação com cada série, previamente agendadas em calendário, onde o O.E estará propondo temas(textos, trabalhos em grupo, vídeo, informática, debates, atividades extra-classe etc) que vão ao encontro dos objetivos propostos e às necessidades e interesses da faixa etária a ser trabalhada
Realização de reuniões com representantes de classe e/ou comissões
Participação dos eventos da escola(atividades extra-classe, jogos, festa junina, encontros, viagens etc)
Realização de atendimentos individuais e/ou pequenos grupos.
Objetivos específicos relacionados aos pais:
Oferecer às famílias subsídios que as orientem e as façam compreender os princípios subjacentes à tarefa de educar os filhos, para maior auto realização dos mesmos
Garantir o nível de informações a respeito da vida escolar dos alunos
Interpretar e encaminhar dúvidas, questionamentos.
Atividades relacionadas aos pais:
Entrevistas solicitadas pelas famílias
Entrevistas solicitadas pela escola
Palestras(junto à coordenação e APM)
Reuniões.
Fonte: www.procampus.com.br

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