26 de Agosto - Ano de fundação: 1899 |
Um mineiro chamado José Antônio Pereira viajou para o Mato Grosso em busca de terras férteis. No local onde hoje é o Horto Florestal de Campo Grande, construiu sua casa na confluência de dois córregos - denominados Prosa e Segredo. Era o ano de 1872.
Tempos depois, em 1877, é construída a primeira igreja, de pau a pique e telhas de barro.
Em 1879, novos mineiros chegam ao local e através de posses vão construindo fazendas na região. O vilarejo cresce rapidamente para, em 1899, ser elevado à categoria de distrito.
A pecuária se desenvolve.
Mas é, em 1914, com a chegada da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, interligando as bacias do Paraná e do Paraguai, que a cidade progride de fato.
Também a ligação com a Bolívia, através do Porto Esperança, e com o Paraguai, através de Ponta Porã, atraiu imigrantes libaneses, árabes, armênios e japoneses, dando forte impulso ao comércio e à agricultura.
A urbanização começa na década de 20.
Nos anos 60 surgem prédios, avenidas e novos bairros.
É eleita a capital do novo estado de Mato Grosso do Sul, em 1977.
Peculiaridades
Campo Grande tem uma escola - Escola Estadual Maria Constança de Barros - que possui o formato arquitetônico de um livro aberto. Ela foi projetada na década de 50, por Oscar Niemeyer.
Os orelhões da cidade são decorados com a fauna do pantanal: garças, araras, jacarés, toda a bicharada espalhada, tomando conta dos telefones.
Campo Grande também é conhecida pelos freqüentes relatos de aparições de OVNIs. A revista UFO, inclusive, é publicada na cidade.
Cidade de Campo Grande
Características da cidade
Campo Grande é uma cidade com avenidas largas, que se cruzam de norte a sul e de leste a oeste, delineando uma paisagem urbana que faz lembrar um tabuleiro de xadrez.
Também conhecida como "Cidade Morena" - por causa de seu solo avermelhado - é o portal de entrada para quem deseja conhecer o Pantanal.
É ainda uma das maiores comunidades de descendentes de imigrantes japoneses vindos da Ilha de Okinawa, e conhecida, pelos ufólogos, como um lugar de aparição de OVNIs.
Sua cultura, ao contrário de cidades mais antigas como Cuiabá e Corumbá, se encontra em estágio de formação, com pouco mais de um século.
A construção da identidade campo-grandense passa por inúmeras influências, desde os indígenas até as migrações internas mais recentes.
A cultura de Campo Grande, na verdade, é a cultura do sul do antigo Mato Grosso, com forte influência guarani e também dos mineiros, paulistas e sulistas.
Fonte: www.ibge.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.