Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Alguns erros comuns de marketing digital nas empresas

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Alguns erros comuns de marketing digital nas empresas






Hoje em dia é praticamente impensável a existência de organizações que não estejam usando as mídias sociais para se aproximar de seu público-alvo. O marketing digital para empresas está se tornando cada vez mais importante para gerar engajamento.

No entanto, muitas marcas têm errado na estratégia e estão cometendo erros capazes de afundar qualquer planejamento. Conheça alguns deles:

Agir como um robô

Uma estratégia de marketing digital para empresas pode incluir todos os canais possíveis de mídias sociais – Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+, Instagram, Pinterest, entre outros. Todos esses canais têm algo em comum: foram feitos para comunicação “social”, ou seja, são usados para uma comunicação autêntica e pública.

Mídias digitais utilizadas

Porém não precisa usar todos os canais que existem, pois isto iria gerar muito trabalho e no final não surtir o efeito esperado. É importante fazer antes um estudo de cada caso, entender como funcionam, se podem eficientemente atingir o público alvo desejado e divulgar adequadamente o seu produto ou marca. Assim recomenda-se que a empresa trabalhe apenas com as mídias que pode dar conta sem perder o foco na qualidade do conteúdo e na assertividade do alcance do seu público e da mensagem que deseja passar.

Compartilhar apenas notícias da marca

Quando um usuário contata sua marca pelas redes sociais, não quer receber frases genéricas como resposta. Eles desejam ter conversas com pessoas reais! Por isso, é importante se comunicar com eles como em uma conversa.

Recentemente temos ouvido muito sobre a importância do marketing de conteúdo, principalmente no marketing digital para empresas. Muitas empresas, porém, caem na “armadilha” de desenvolver um ótimo conteúdo que não se comunica com a audiência.

As empresas devem ter conversas com seu público alvo. Organizações que bombardeiam seus usuários com conteúdo não geram engajamento e acabam parecendo que só sabem falar de si. Você pode também explorar outros assuntos diversificados e inter-relacionados que sejam atrativos ao seu público e que evidencie o comprometimento social da empresa. 

Abusar da automatização

As atividades nas mídias sociais não devem ser puramente agendadas. É preciso haver espontaneidade e interação. Esses canais dependem da conversa e uma ótima conversa requer um engajamento ativo e uma presença real.

Ferramentas de agendamento, como Hootsuite e Hubspot são ótimas para garantir um fluxo contínuo de conteúdo e atividade na página, mas não servem para garantir discussões e interações orgânicas consistentes. As redes sociais são uma ótima oportunidade de cultivar a personalidade da sua marca, não vamos desperdiçá-la com respostas automáticas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.