A partir do dia 1º de outubro, o controle na distribuição de domínios da internet sairá das mãos do governo norte-americano e passará a ser controlado por uma entidade sem fins lucrativos que possui representantes de diversos países.
Esta privatização já vem sendo ensaiada há algum tempo e tem o apoio de entidades estrangeiras ligadas à tecnologia, que queriam que a ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), o órgão mundial responsável por estabelecer regras do uso da Internet, fosse administrado de forma mais plural.
Apesar da novidade, não haverá nenhuma mudança direta na forma de funcionamento da internet. O governo dos Estados Unidos se disse confortável com a mudança, pois considera o setor privado da internet suficientemente "maduro" para cuidar disto. Por quase vinte anos, a ICANN tinha os Estados Unidos como forte controlador dos nomes dos domínios. Mas agora, depois de muita pressão, isso finalmente vai mudar. Você pode entender melhor o funcionamento desses "bastidores" da internet em nossa entrevista com Daniel Fink, gerente de relacionamento da ICANN para o Brasil.
Fonte: Canaltech e The Next Web
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.