Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Confira 5 tipos de embalagens para delivery de alimentos

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Confira 5 tipos de embalagens para delivery de alimentos



Os serviços de entrega de alimentos estão cada vez mais populares, já que se tornou prático e fácil pedir sua comida favorita pelo celular. E, para aqueles que costumam consumir produtos entregues dessa maneira, as embalagens para Delivery podem fazer toda diferença.

Isso gera um novo desafio ao empresário: a necessidade de manter a qualidade de seus produtos, mas também oferecer agilidade e facilidade no consumo. Além da praticidade de receber sua comida em casa ou no trabalho, o cliente também deseja a experiência de qualidade do local que mais gosta de comer.

Para garantir que as entregas de sua empresa sejam realizadas de uma forma eficiente e segura, que garanta a qualidade dos alimentos, é importante conhecer os tipos de embalagens para Delivery existentes e suas vantagens. Explicamos melhor para você logo abaixo. Confira!


Importância da embalagem adequada

Servindo tanto como forma de acondicionar e proteger os alimentos, quanto como uma ferramenta de marketing para sua empresa, escolher a embalagem mais adequada é importante para os resultados do seu negócio.

Afinal, a escolha errada da embalagem pode comprometer não só o sabor, a disposição e a entrega dos produtos, mas também a reputação da empresa. Em tempos de aplicativos de Delivery cada vez mais populares, avaliações negativas podem decretar o fim de um estabelecimento comercial.

Por isso, é importante que o empresário analise as necessidades reais de sua empresa e do seu produto antes de escolher a embalagem a ser utilizada. Vale se questionar a respeito do tipo de mercado em que atua, o tipo de alimento a ser embalado e também o tamanho das porções a serem servidas.

Com isso em mente, é possível escolher as embalagens para Delivery de acordo com as necessidades do produto e de forma a atender o cliente da melhor maneira possível, garantindo uma ótima experiência no momento da entrega.

Identidade visual em embalagens para Delivery

Um ponto de grande importância na escolha da embalagem está no desenvolvimento da identidade visual da empresa. Como a embalagem é o primeiro contato do cliente com seu produto, é fundamental que ele seja surpreendido de forma positiva pela escolha do recipiente.

É importante ter em mente que a embalagem tem impacto direto no marketing da empresa e em sua visibilidade. Por isso, é interessante que ela seja desenvolvida de acordo com a identidade visual da empresa e siga as cores, padrões e formatos que definem a marca.

Essa importância é fácil de notar quando falamos de embalagens de grandes redes de Fast-food, por exemplo, que apostam na padronização nas entregas, tanto para garantir qualidade, quanto para permitir que a marca seja vista e reconhecida pelo consumidor.

Tipos de embalagem para cada alimento

Agora que você já sabe mais sobre a importância das embalagens para Delivery no seu negócio e também sobre a necessidade de ter um padrão visual em suas embalagens, é interessante conhecer os tipos mais comuns disponíveis no mercado e os produtos que cada um deles acomoda de forma mais eficiente.

Vale destacar que cada tipo de alimento e até mesmo o tempo de entrega influenciam na escolha do material e do formato de embalagem mais adequado para o transporte do seu produto, portanto, esteja atento a isso no momento da escolha.

1. Embalagens de papelão / papel cartão

As embalagens de papelão são muito versáteis e estão disponíveis em uma grande variedade de modelos, cores, formatos e utilizações. Além de permitir embalar diretamente os alimentos, também é comum o uso do papelão na embalagem de proteção dos produtos para a entrega.

Por preservar os alimentos frescos e garantir facilidade e leveza no transporte, além de oferecer a rigidez necessária para manter o produto no lugar e praticidade no momento da organização, as embalagens de papelão são muito comuns no armazenamento de alimentos antes do momento da entrega.

A grande sacada desse tipo de embalagem é que elas são fáceis de serem transportadas quando desmontadas, aceitam infinitas possibilidades de designs atrativos, podem receber acabamentos especiais e impressão direta, o que favorece em muito do ponto de vista do marketing.

Quanto a sustentabilidade, a maior parte da industria atualmente trabalha com papel oriundo de florestas reflorestadas e ainda há a opção, em alguns casos, de usar papel reciclado.

2. Embalagens de isopor

As embalagens de isopor (poliestireno expandido) são muito comuns e bastante utilizadas em empresas que trabalham com a entrega de alimentos sensíveis a variações de temperatura, como alimentos que devem ser consumidos quentes ou gelados.

Por ter preço acessível e permitir personalização, as embalagens de isopor são muito utilizadas em lanchonetes, sorveterias, docerias e outros tipos de estabelecimento, pois permitem acondicionar com segurança tanto produtos quentes quanto produtos frios, mantendo a aparência e a temperatura ideal do alimento até a entrega.

Caso se deseje evidenciar mais a marca da empresa neste tipo de embalagem, pode-se aplicar um rótulo de papel impresso.   

3. Embalagens de alumínio

O alumínio também é bastante popular por sua praticidade e pela facilidade ao embalar os produtos e é muito utilizado para produção de embalagens, especialmente para conservar alimentos quentes (mas também pode ser utilizado para transportar produtos gelados).

Além de ser fácil de encontrar, leve e ajustável a diversas necessidades e demandas, as embalagens de alumínio são muito valorizadas por serem recicláveis. Isso agrega valor, permitindo que a empresa adote um posicionamento ecologicamente correto, focado na reciclagem de suas embalagens para Delivery. 

Como a tampa geralmente é de papel, pode-se aplicar nela impressão com a dados e imagem do seu negócio.  

4. Embalagens de plástico

As embalagens feitas de plástico também são ótimas opções para aqueles que desejam oferecer praticidade, mas, ao mesmo tempo, querem destacar visualmente o alimento para a entrega.

Como muitas das embalagens de plástico são transparentes, elas costumam ser populares para embalar produtos com apelo estético, como bolos, tortas, doces confeitados, dentre outros, protegendo e exibindo os alimentos de forma segura e eficiente.

5. Embalagens recicláveis

Existem diversos tipos de embalagens feitas com materiais recicláveis, ou seja, que podem ser reaproveitados após a utilização, o que diminui o impacto da produção e descarte desses recipientes no meio ambiente, e também faz com que a empresa possa se posicionar de forma ativa na proteção ambiental.

Pontos a considerar na hora de escolher a melhor embalagem: a escolha do material adequado

É preciso considerar a conservação do produto na hora de escolher o material da embalagem. Está difícil decidir entre tantas opções? Vamos listar algumas que encontramos no mercado para ajudar você na busca da embalagem ideal para comida! 

  • alumínio: desde as embalagens mais simples até as mais sofisticadas, as bandejas de alumínio são perfeitas para conservar o calor dos alimentos. Elas podem, ainda, ser aquecidas no forno quando são destampadas;
  • papelão: as caixas de papelão são fundamentais e muito famosas na entrega de pizzas, porém, também são muito usadas para salgados em geral. Elas são mais resistentes do que o papel cartão e isolam o calor. Geralmente, acomodam grande quantidade de comida;
  • plástico: uma das mais usadas é a de Polipropileno, que é um termoplástico reciclável. Para confirmar se é esse material, basta observar se existe um triângulo com o número cinco dentro e as letras “PP” abaixo. Elas são ótimas para o congelamento na geladeira ou aquecimento no micro-ondas;
  • isopor: as embalagens de EPS (Poliestireno Estendido), ou isopor, são bem mais simples e de comum uso. De baixo custo e com enorme potencial de isolamento térmico, trata-se de uma boa alternativa para doces e sanduíches, por exemplo. Podem ser recicladas e são extremamente higiênicas;
  • papel cartão resinado: o fechamento desse tipo de embalagem pode ser a partir do selamento, garantindo uma vedação muito eficiente. Pode ir ao forno e ao freezer para congelamento. Massas tendem a ser comercializadas nessa embalagem.
Para transportar alimentos gelados como temakis, sushis e sashimis, é importante usar embalagem de plástico, que são muito higiênicas, cumprindo a função de proteger de maneira eficaz.

Já para o transporte de alimentos quentes como yakisobas, frituras de mais pratos típicos cozidos, o mais indicado é optar pelas embalagens de isopor ou papel com isolamento interno, que vão manter o calor, evitando que se deformem com a temperatura e, claro, que as pessoas se queimem ao manipular o produto.

Tamanho e praticidade

O tamanho da embalagem deve ser levado em consideração no momento de decidir. Para tanto, é importante que você analise a quantidade de comida que disponibiliza para as entregas.

Imagina o que pode ocorrer se você colocar um prato menor em uma embalagem grande? É bem provável que a comida vai se mexer no momento da entrega, o que resulta em uma aparência bastante desagradável, certo?

Então, para que você não erre, basta ter certeza de que o produto da embalagem não está se movendo. Para facilitar ainda mais, é só verificar se há um espaço entre a embalagem e a comida. Se ele existe, opte por algo menor.

Design da embalagem

Pedir comida já é algo muito bom, mas recebê-la em uma embalagem prática é ainda melhor. É possível surpreender seus clientes com garrafas, sacolas, potes e talheres descartáveis que contam com design funcional e bonito.

Certamente, você não é a melhor pessoa para projetar as embalagens. Você pode ser excelente na venda de espaguete, comida chinesa ou de lanches, por exemplo, mas não se esqueça que, para ter um ótimo design de embalagem, o ideal é contar com a ajuda de especialistas.

A maioria das empresas de embalagens personalizadas conta com a sua própria equipe de design experiente, que vai auxiliar você nesta tarefa. Se o seu empreendimento não é a maior empresa em seu nicho de entrega, não se preocupe.

No mercado atual, há organizações de design experientes na produção de quantidades menores e que estão acostumadas a trabalhar com negócios que possuem orçamentos limitados, inclusive com opção de compra pela internet.

Por outro lado, se o design for produzido de maneira errada ou mal projetado, você corre o risco de irritar os seus clientes ou pior, você pode não gerar interesse no produto que está vendendo.

A empresa que decide investir no design de embalagens garante muitas vantagens, uma vez que uma boa peça apresenta várias funções relevantes:
  • atrai a atenção do consumidor na gôndola;
  • demonstra o cuidado da empresa com o seu produto;
  • informa o diferencial do produto frente aos concorrentes;
  • despertar o desejo de compra, trazendo uma promessa;
  • facilita a negociação com empresas revendedoras;
  • estimula o trabalho da equipe de vendas;
  • continua influenciando o consumidor após a compra;
  • diminui os custos de produção por meio da otimização dos processos;
  • incentiva a fidelização de clientes;
  • aumenta os números de vendas.

Sustentabilidade


As pessoas, atualmente, não estão mais contentes simplesmente jogando no lixo a embalagem usada. Por isso, sua embalagem pode agregar muito valor ao ser reutilizável. Se isso não for viável, ela precisa ser muito fácil de reciclar.

A competição no mercado está cada vez mais acirrada. Com a evolução tecnológica, a busca por destaque e diferenciação vai muito além da técnica de fabricação de produtos. Nesse aspecto, as embalagens sustentáveis têm um papel muito relevante.

A preocupação ambiental e social ganhou muito espaço entre o público consumidor, e as empresas que têm apostado nessa ideia garantem pontos essenciais na fidelização de clientes. Com a grande semelhança entre preços e produtos, muitos consumidores acabam tomando a decisão de compra com base em atributos mais subjetivos.

A experiência de compra, a percepção da marca e a preocupação com o planeta pesam muito na decisão. Portanto, investir nesses pontos é uma atitude de gestores extremamente comprometidos com os resultados.

Custo

Um aspecto difícil e delicado na definição de uma solução de embalagem. Não é sempre que a questão do quanto de recurso deve ser investido na embalagem é suficiente. Será que o investimento vai melhorar as receitas ou apenas vai ser um desperdício de dinheiro?

Você consegue amenizar o risco de investir de forma excessiva ao fazer apenas mudanças sutis na embalagem. Isso pode ser suficiente para aumentar a eficácia do seu modelo atual. A sua empresa de embalagem e de design vai poder ajudá-lo com isso.

Buscar bons fornecedores

Já tem todas as informações anteriores em mãos? Ótimo. Agora faça uma pesquisa refinada para que você possa escolher o melhor fornecedor.

Não deixe de avaliar as formas e prazos de entrega, condições de pagamento, possíveis custos com frete, variedade de embalagens e qualidade no atendimento. Se há personalização, busque verificar se a empresa está disposta a realizar testes variados até que chegue ao produto que você deseja.

Uma boa dica é negociar para que o valor da embalagem não encareça demais o preço final ao cliente. A qualidade dela vai passar diretamente pelo fornecedor.

Por isso, é importante pesquisar muito antes de decidir. Converse com amigos que também atuam com Delivery e faça uma análise das percepções. Busque, ainda, avaliações dos produtos na internet.

Lembre-se de que nada adianta optar pelo mais barato e ter os produtos bagunçados ou frios na casa do consumidor. Basta uma experiência ruim para que a imagem do seu estabelecimento seja prejudicada. Então preze pela qualidade sempre.

Como o mercado de embalagens apresenta uma grande variedade de opções e modelos, é possível contar com as embalagens para Delivery mais adequadas para sua demanda e seu produto, garantindo melhor acondicionamento, organização e qualidade na entrega e no consumo.

É importante destacar que, assim como os outros modelos, também é possível personalizar as embalagens para Delivery recicláveis — lembrando que as personalizadas agregam mais valor e ressaltam a marca, fortalecendo sua relação com o cliente e aumentando sua visibilidade no mercado.

Gostou de conhecer mais sobre os tipos de embalagens para Delivery e entender como usá-las em seu negócio? Então fale conosco para encontrar a embalagem ideal para seus produtos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.