Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Dicas de como organizar sua rotina com uma agenda

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Dicas de como organizar sua rotina com uma agenda


Você está tentando organizar o seu tempo, mas nunca consegue cumprir os compromissos da agenda? Talvez você não esteja aproveitando ao máximo o potencial desse instrumento que tanto ajuda as pessoas.


Confira neste post 5 dicas para você nunca mais perder a hora

Existem muitos fatores que nos levam a perder um compromisso, como trânsito e problemas em casa, porém, talvez o que mais esteja atrasando você seja a falta de organização e planejamento diário. Você tem uma agenda que não ajuda muito nessa organização? Então pode ser que ela não esteja sendo usada da maneira mais correta, ou que você precise de um pouco mais de disciplina.

Nós sabemos o quanto pode ser ruim para profissionais que não podem ficar perdendo compromissos com clientes, pois isso pode significar a perda de não apenas uma, mas de várias vendas ou negócios.

Mas se você está ciente desses problemas e não sabe como contorná-los, não se preocupe! As dicas a seguir ajudarão você:

Como escolher a melhor agenda para a sua rotina
Dicas de planejamento
Dicas para o dia a dia


1. Quando devo comprar uma agenda?

O ideal compre antes de acabar o ano velho e já comece o ano novo com uma agenda nova, para que possa fazer todo o planejamento anual com antecedência. 

Porém, se você ainda não comprou sua agenda ainda e falta muito pro ano acabar, o melhor é não esperar o próximo ano e se organizar o mais rápido possível. E se o seu planejamento for essencialmente mensal, compre antes do mês acabar e comece o novo com ela em mãos.

Se você já tem uma agenda, a dica é comprar a do ano seguinte antes do mês de dezembro, para que você possa encontrar preços mais baixos e tenha bastante tempo para fazer planos para o ano seguinte.

Se no seu trabalho for comum receber agendas de brindes de seus fornecedores, então é só aguardar e escolher a que for mais adequada e do seu agrado para uso.

2. Como escolher a agenda ideal para você

Antes de comprar sua agenda, caso não ganhe nenhuma, não leve em consideração apenas a capa bonitinha, pense também em como é a sua rotina:
  • Você tem muitos compromissos?
  • Seu fim de semana tem um horário apertado?
  • Você atende muitas pessoas diariamente?
  • Você costuma carregar a agenda na bolsa ou mochila?
Tudo isso deve ser levado em consideração antes de comprar a agenda ideal para você. Se os compromissos são muitos, inclusive no fim de semana, o ideal é que você escolha um modelo que tenha uma página por dia, inclusive nos fins de semana. Observe também se há um espaço para o planejamento do mês e se o tamanho é compatível com o das bolsas/pastas/mochilas que você leva consigo.

A escolha é pessoal no fim das contas, porém, se você anotar antes todas as suas necessidades, ficará mais fácil escolher algo que realmente ajude a otimizar o tempo o ano inteiro.

3. Como fazer o planejamento

Como já foi dito anteriormente, prefira as agendas com espaço para planejamento, pois assim você pode acompanhar mais de perto como andam seus planos e se está tudo sendo indo conforme o planejado.

Nessa área de planejamento anual, anote todas as suas metas e planos para o ano, sem esquecer do prazo para finalizar tudo. Aqui, você não precisa se preocupar em anotar o detalhes, caso eles não caibam. Deixe isso para escrever no computador, ou em um caderno separado, que você irá deixar em casa.

Já na parte de planejamento mensal, anote suas metas e projetos mensais, que estão em andamento ou agendadas para aquele mês. Anote também todas os seus compromissos que já têm data marcada, para que nenhum evento choque com outro.

4. Como usar a agenda no dia a dia

Durante o dia, o ideal é que você anote, logo cedo, todos os seus compromissos importantes. Você pode dividir a página em: 
tarefas, compromissos, contas a pagar e pendências, por exemplo.

O importante é que tudo esteja bem discriminado e organizado nas horas certas, para você não esquecer nada.

Você também pode colocar o tempo previsto para a realização de cada tarefa, para ter um controle maior das coisas que faz durante o dia. Um dica para economizar tempo é colocar os compromissos de lugares próximos juntos.

5. Se você é um(a) vendedor(a)

Se esse é o seu caso, então sempre ande com sua agenda, aonde quer que você vá. Anote tudo referente às suas vendas ou negócios, como quando fez a compra do produto, o prazo para chegar, as visitas aos clientes, a tarefa de ligar para as pessoas etc.

Na parte de pendências, você pode anotar o prazo que aquele cliente tem para decidir se irá fechar a venda ou negócio, ou a data de um pagamento a receber.

No planejamento anual/mensal, verifique as datas comemorativas de cada trimestre e prepare seu estoque de acordo com a ocasião. Não esqueça também de anotar as datas dos aniversários dos clientes e ligar para eles no dia. Eles vão adorar a lembrança!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.