Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 20 de Abril - Dia do Diplomata

segunda-feira, 20 de abril de 2015

20 de Abril - Dia do Diplomata


Hoje, dia 20 de abril, é comemorado o Dia do Diplomata! Profissão que todo mundo acha lindo, pensa que vai só viver viajando e curtindo o clima internacional, mas que, na verdade, exige muita dedicação, estudo e compromisso. Vamos saber mais sobre esta profissão no post de hoje!


Vinculados ao Ministério das Relações Exteriores, os diplomatas representam os interesses do país no exterior. Essas são as funções do cargo: representar o Brasil diante das nações, colher informações necessárias à formulação da política externa, participar de reuniões internacionais negociando em nome do país, assistir às missões no exterior, proteger os compatriotas e promover a cultura e os valores do povo brasileiro. Importante, né? 

Os diplomatas têm de tratar de uma série de temas, como paz, segurança, normas de comércio, relações econômicas e financeiras, direitos humanos, meio ambiente, tráfico de drogas e fluxos migratórios. Enfim, tudo o que esteja relacionado ao fortalecimento de laços de amizade e cooperação entre o Brasil e seus parceiros. 

Um dos atrativos para a carreira é o salário que, no Brasil, inicia por R$ 12.962 e pode chegar a R$ 18.478. Além da remuneração, a diplomacia é uma carreira que permite conhecer diferentes países e culturas, as mais diversas pessoas e personalidades, além de aprender vários idiomas e sotaques. Da seleção à formação, são necessárias (muita) paciência e dedicação. 

Desde 1946, o Instituto Rio Branco seleciona e treina os diplomatas do nosso país. O processo é contínuo, e, para quem deseja investir nessa carreira, é preciso participar de cursos de formação e aperfeiçoamento. A seleção acontece todos os anos, com o edital publicado, geralmente, nos meses de dezembro e janeiro, ofertando de 25 a 35 vagas. Não é preciso ser formado em Direito ou áreas afins: diploma em qualquer formação é aceito. 

O processo é, atualmente, dividido em quatro fases, com provas objetivas e discursivas sobre português, história do Brasil, história mundial, geografia, política internacional, inglês, espanhol, francês, noções de economia e noções de direito e direito internacional público. Ufa! 

Após a aprovação no concurso, é necessário passar por um período de dois anos de estágio, que segue o modelo de um curso de mestrado. Nos anos seguintes, o profissional assume os cargos de Terceiro, Segundo e Primeiro Secretário consecutivamente. Conselheiro, Ministro de Segunda Classe e Ministro de Primeira Classe (Embaixador) são os cargos que vêm na sequência. 

Gostou? Então comece já a se preparar! O esforço é grande, o processo é demorado, mas a recompensa vale a pena!

Fotos: Pinterest e Google Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.