- Tenha em mente o motivo da sua ligação antes de tocar no telefone;
- Trate a recepcionista/secretária da mesma forma que você trataria o cliente (se possível ainda melhor);
- Identifique-se. O cliente pode não lembrar da sua voz;
- Evite perguntar se o cliente pode lhe atender. Senão você abre uma brecha para o cliente finalizar a ligação. Assim você perde tempo por ter que ligar outra vez. Tente perceber se o cliente está realmente ocupado com outras tarefas e informe a duração aproximada da chamada (de preferência poucos minutos) e cumpra esse prazo;
- O cliente é seu amigo, então a conversa pode ter um tom mais casual. Evite cumprimentá-lo utilizando seu sobrenome;
- Normalmente as pessoas adoram ouvir o próprio nome. Fale o nome do cliente algumas vezes na chamada. Assim a conversa fica mais amigável;
- Faça perguntas, mas apenas as realmente necessárias para conduzir a negociação;
- Dê brechas para o cliente fazer perguntas também;
- Evite fazer chamadas sentado. Ao conversar com o cliente, prefira ficar de pé. Você acaba colocando mais energia na conversa;
- Utilize o viva-voz apenas quando realmente necessário, caso contrário o cliente pode achar que você não está dando importância para ele;
- Antes de finalizar a chamada, faça um breve resumo. Assim você evita mal-entendidos.
Fonte: Rota Publicitária
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