Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 20 de abril - Dia do Disco

segunda-feira, 20 de abril de 2015

20 de abril - Dia do Disco

A música é uma forma de arte que encanta a espécie humana há muito tempo. É usada desde a Antiguidade para celebrações, matrimônios e invocação dos deuses. Mas a música popular, essa que a gente conhece e escuta no rádio, surgiu na década de 70, com o formato de disco vinil.

Para a garotada que adora curtir música por aí no MP3, Smartphone, Computador ou mesmo em CD, pode se assustar ao conhecer os antigos discos. 

Mas quem acha que aquele discão que parece um CD preto enorme não tem nada a ver com o Justin Bieber ou a Lady Gaga, está muito enganado.

O vinil era o CD de antigamente, e permitiu que o vovô e a vovó curtissem um som juntos. Os CDs e MP3 que ouvimos hoje são evoluções daquele objeto de antigamente.

Assim como os equipamentos de hoje, os discos precisam de muito cuidado. O vinil é um plástico muito delicado: qualquer batidinha ou arranhão pode fazer com que a música saia com o som ruim.

Para mostrar a importância que ele teve para a música no Brasil, hoje 20 de abril, é comemorado o Dia do Disco. Apesar da maioria das pessoas não usar mais vinil e outras nem conhecerem, têm muitos fãs dele por aí.

Em 2010, por exemplo, o Brasil vendeu quase 3 milhões de vinis. Bastante coisa, né? Quem costuma usar bastante esses produtos são os DJs, para tocar em festas e animar a galera!.

Você já ouviu dizer que quando um artista vende 50 mil cópias do CD ele ganha o disco de ouro? Pois é, o prêmio tem esse nome por causa dos antigos vinis.

Hoje é muito mais fácil carregar as músicas em MP3, ouvir no smartphone ou em CDs, porque são menores e ocupam menos espaço. Mesmo assim, é necessário ressaltar a importância do disco na história de nossa música. Que tal pedir para os seus pais - ou avós - colocarem um dos discões antigos para tocar e dar uma conferida?

Fonte: ntmumuarama.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.