Quando os vemos na vida real, nos extasiamos diante dos feixes de luz, mas eles ficam ainda melhores quando recriados no Photoshop. Mas como produzir esse tipo de efeito? Bem, tudo isso é possibilitado pelos modos de mesclagem e opacidade das camadas. A combinação desses recursos nos permite criar um efeito sutil que imita perfeitamente a luz do sol real. As decisões mais difíceis a tomar são quanto à forma e à escolha das ferramentas adequadas. Neste caso, usamos uma forma personalizada criada especificamente para este trabalho. Assim, os feixes já estão dispostos para nós; basta colocá-los em perspectiva e encaixá-los na imagem. É importante levar em conta a perspectiva e o ângulo dos raios de luz, que devem ser ligeiramente mais espessos próximo ao chão para mostrar o efeito da dispersão luminosa.
A foto da floresta – disponível no Photo Creatives – foi tirada por Andreas Krappweis. Aplique o efeito em suas próprias imagens de paisagem para ver que tipo de atmosfera pode ser criada.
Ilumine uma cena
Carregue seu primeiro dégradé e comece a construir os feixes de luz
01 Abra a imagem
Para começar, abra a imagem inicial “Floresta.jpg” no Photoshop. Iniciaremos com a criação de feixes de luz largos e suaves. Faça uma nova camada acima do fundo com o atalho Ctrl/ Cmd+Shift+N.
02 Carregue as predefinições
Selecione a ferramenta Gradient (G) e clique no Gradient Editor na barra de opções superior. As predefinições aparecem no alto do menu. Abra Color Harmonies 2 na lista suspensa pressionando o ícone logo acima das miniaturas.
03 Posicione o dégradé
Selecione a predefinição Red, Blue, White e dê OK. Aplique um degradê em ângulo no centro da imagem, de cima para baixo. Altere o posicionamento e a espessura dos raios de luz, use o comando Desaturate (Cmd/Ctrl+Shift+U) para remover as cores e altere o modo de mesclagem para Screen.
Podemos editar o estilo de qualquer dégradé para criar raios de luz mais intensos usando as opções do Gradient Editor. Depois de escolher uma predefinição, mais amostras podem ser adicionadas às cores que aparecem na visualização do dégradé. Você pode usar qualquer cor, mas as mais escuras criam um contraste mais marcado quando o modo de mesclagem Screen é aplicado. Experimente outras predefinições, como Noise Samples, tendo em mente que é mais importante pensar no número de transições do que nas cores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.