Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: O que é Marketing?

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

O que é Marketing?

No fim dos anos 90 as universidades começaram a colocar a palavra ” marketing ” em seus cursos que até então eram chamados de ” publicidade e propaganda “. E de uma forma, muito tímida, as empresas, sites e blogs começaram a aderir esta nova ideologia chamada ” marketing ”, principalmente com o avanço da internet e a globalização, destacando-se também em revistas de mercado e economia. O Marketing esta em toda atividade relacionada a satisfação total de um consumidor mediante a compra de um produto ou serviço adquirido.
A Grande maioria dos consumidores em geral, ao comprar um produto ou serviço são impulsionados por duas necessidades:
 O Que é Marketing
A Fisiológica:
Que são as necessidades como alimentação, compra de terreno ou casa própria.
A Psicológica:
Que são as necessidades como investir na segurança pessoal, ir ao cinema, teatro enfim lazer.
Conhecendo um pouco estas duas forma de necessidades, os profissionais em marketing procuram realizar um trabalho que atenda as necessidades do seu publico-alvo, é pelo marketing que se
conquista e fideliza um em cliente ao seu produto ou serviço e a sua marca.

O Marketing disponibiliza de quatro importantes itens que sem os mesmos fica difícil fazer o marketing decolar.
- Produção de bens: ou serviços que atendam as necessidades do seu nicho de mercado;
- Escolha do preço: a escolha tem que ser um preço justo e compatível ao seu publico-alvo;
- Distribuição: se o produto for físico a distribuição tem que ser eficiente e rápida;
- Comunicação: fazer contato através de todos os meios possíveis com se publico-alvo.
O Marketing esta em todas as áreas, quando andamos pelas ruas das grandes cidades, vemos várias faixas de propagandas, cartazes, outdoors, painéis eletrônicos, etc..

Rádios com suas programação fazendo marketing, as televisão com seus comerciais cada vez mais chamativos e perfeitos que se tornam irresistíveis de não comprar o produto, sites de compras na internet e lojas em geral com liquidações e descontos de até 50%.
Contratos milionários são fechados entre empresas e celebridades dos esportes, cinema, da música e muitos outros.
Até os políticos também investem com ajuda de um especialista em marketing político e sem esquecer do marketing pessoal ( marketing de atração ) que também de alguma forma é usado no nosso dia-a-dia quando vamos fazer uma entrevista de emprego ou uma venda.
 O Que é MarketingO Marketing é a área do conhecimento que envolve a satisfação total do consumidor referente aos seus desejos e necessidades. Basicamente o principal objetivo do marketing é conhecer o nicho de mercado que está atuando para atingir o publico-alvo especifico e oferecer produtos ou serviços compatíveis que vá ao encontro das necessidades e anseios desse publico.
- O Que compõem o bom marketing ?
Um importante instrumentos chamado 4Ps é de extrema importância  para orientar o administrador para criar uma ótima estratégia de marketing que são produtos, preço, ponto-de-vendas e publicidade, com estes 4Ps é possível começar a pensar em uma estratégia que almeje obter ótimos resultados.
- O Que precisa ser feito para uma ótima estratégia de marketing ?
Para que uma estratégia de marketing funcione, é preciso conhecer o produto ou serviço que pretende fazer a divulgação, conhecer o nicho-de-mercado que atua e o publico-alvo.

- Por que compramos alguns tipos de produtos ?
O Consumidor tem várias necessidades, procuram sempre comprar algum tipo de produto que resolva as suas dificuldades ou que vá de encontro a sua necessidade, satisfação ou desejo.

- Qual a importância de conhecer o produtos que divulgamos ?
Para fazer marketing de um determinado produto ou serviço é preciso conhecer e muito bem o que vai ser divulgado.
Para melhor satisfazer os desejos do seu publico-alvo, procure oferecer os produtos que de ” algo a mais ” que facilite a venda, como garantia, suporte técnicos, se não gostou do produto pode fazer o cancelamento e o investimento é devolvido, isto é chamado de ” produto ampliado”

O Marketing como dissemos neste artigo, abrange todas as áreas e se for bem feito trás ótimos retorno em visitas para o site e blogs e consequentemente vendas, tornando um simples visitante em clientes fieis ao seus produtos e marca criando assim um relacionamento de amizade duradoura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.