Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Quando a marca vira o nome do produto

domingo, 6 de julho de 2014

Quando a marca vira o nome do produto

As vezes uma marca se torna sinônimo de um produto. O produto é tão bom..  tão bom.. que a marca se torna o nome do produto e assim ela passa a ser reconhecida popularmente. Veja mais alguns destes exemplos de marcas consagradas que viraram o nome do produto.

Band-Aid

048258_Ampliada

Quando alguém se machuca de leve, o primeiro curativo que surge na mente é o famoso Band-Aid, mas esse nome, na verdade, é uma marca.

Em 1920, Earle Dickson, com a intenção de ajudar sua esposa, criou um novo tipo de curativo fácil de ser trocado e que possibilitava uma higiene melhor. Ele achou a ideia muito boa e falou para a Johnson & Johnson, empresa para qual trabalhava, criar uma versão do produto para o público. Tudo deu tão certo, que, hoje em dia, ninguém sabe que o curativo adesivo não se chama Band-Aid.

Bombril

bombril
Não existe uma mãe no Brasil que não peça para seu filho ir ao mercado e trazer um Bombril, mas o nome de verdade desse produto é esponja de aço.

Criada em 1948, a Abrasivos Bombril Ltda. ficou famosa por sua esponja de aço, que além de ser muito boa, tinha uma das melhores séries de propagandas da TV e seu lema está na cabeça de todo o mundo: “Só Bombril tem mil e uma utilidades”.

Durex

99_2
Aqui no Brasil “ninguém” vende fita adesiva. Todo mundo só fala em Durex, mas esse nome é uma marca registrada.

Criada em 1946, a empresa Durex lançou diversos produtos, porém o grande destaque veio com sua fita adesiva, que tinha o mesmo nome da companhia. O sucesso do passado persiste até hoje, pois é difícil encontrar alguém que não chame uma fita adesiva transparente de Durex.

Ping-Pong

selkirk-college-athletics-pong-event.
O tênis de mesa surgiu no século XIX, na Inglaterra. Em seus primeiros dias, ele era chamado de ping-pong, mas uma empresa muito esperta resolveu patentear o nome e acabou ganhando todos os direitos sobre ele.

Até hoje muitas pessoas chamam o tênis de mesa de ping-pong, porém isso não é mais correto.

Velcro

63C07
Pare e pense por um minuto: Como você pediria um velcro em uma loja sem chamá-lo por esse nome? Provavelmente teria que apontar para o produto ou descrevê-lo de uma maneira estranha, pois esse nome é tão utilizado que não existe outro jeito de chamá-lo.

O velcro, criado em 1948 por George Mestral, um engenheiro Suíço, ficou tão famoso com esse nome, que não existe um nome substituto oficial. Assim, todo mundo o chama de velcro, mesmo sendo uma marca registrada, que não deveria representar todos os produtos do gênero.

Super Bonder

Logo_Loctite_Super_Bonder.jpg
Todo mundo que quer comprar uma cola bem forte, pede uma Super Bonder, porém esse nome é uma marca da Loctite.

Inventada em 1942 por Harry Cover, a supercola foi descoberta sem querer. Sua eficiência na colagem era – e ainda é – tão boa, que durante um tempo ela foi usada para colar pele humana! Durante a Segunda Guerra Mundial, os soldados usavam Super Bonder para fechar ferimentos. Levou um tempo até que foi descoberto que a cola poderia necrosar o local e trazer mais problemas do que uma solução.

Walkman

sony-walkman
Quem tem mais de 20 anos ainda lembra do clássico Walkman. Criado em 1979, esse aparelho, que na época tocava fitas, se tornou uma mania mundial, dando a possibilidade, pela primeira vez na história, das pessoas ouvirem suas músicas na rua, sem causar incômodo a quem estava na volta.

O produto criado pela Sony vendeu tanto e se tornou tão popular, que o rádio portátil passou a ser chamado por todos de Walkman.

Fonte: Mini Lua

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.