As vezes uma marca se torna sinônimo de um produto, como Coca-Cola e refrigerante, All Star e tênis, Nescau e achocolatado… Porém existem casos em que uma empresa faz um produto tão bom, que a marca se torna o nome padrão daquela coisa em si.
Por isso, meio sem querer, nós acabamos chamando diversos produtos pelo nome da empresa e não por seu nome real:
O nosso famoso Miojo é um salvador daqueles que não possuem muitas habilidades culinárias. Porém o nome Miojo é apenas o apelido dado ao Macarrão Instantâneo inventado no Japão, em 1958, por Momofuku Ando.
Momofuku era dono da empresa Nissin Food Products Corporation Limited e a sua invenção popularizou mundialmente a empresa. Dez anos depois de sua criação, o macarrão chegou ao Brasil com o nome Nissin Miojo, que acabou virando sinônimo do produto. Momofuku, conhecido como o “Rei dos Macarrões, costumava dizer que “A paz está garantida quando não se está com fome”. Provavelmente ele levava muito a sério seu slogan, porque, no caso do Miojo, a paz está garantida em apenas 3 minutos.
Já pensou se você ainda tivesse que se barbear com uma navalha? Pois é, King Camp Gillette é o nome do inventor norte-americano que criou as Lâminas de barbear, produto que aposentou as afiadas e perigosas navalhas. Gillette é, na verdade, o nome da marca criada por King Camp, que pertencia a antiga companhia The Gillette Company, fornecedora mundial de diversos produtos. Em 2005, a empresa foi incorporada pela gigantesca P&G.
Imagine alguém chegar para você e dizer: “Vamos colocar a bebida no poliestireno expandido” O que? Pois é, esse é o verdadeiro nome do nosso querido isopor. Isopor é uma marca registrada pela empresa química alemã Basf. O produto, que é descrito como um composto químico de estireno expandido em pequenas bolhas ocas com cerca de 0,4 mm de diâmetro, constituído por mais de 97% de seu volume de ar, tem o nome real de poliestireno expandido, mas o “apelido” de isopor foi o que pegou.
O nome real vem de sua forma de fabricação. O plástico poliestireno sofre uma expansão de 50 vezes em seu tamanho devido a um agente químico, criando o isopor ou poliestireno expandido.
Chiclets, ou chiclete, é o nome popular dado as gomas de mascar. Chiclets é uma marca de doce produzida pela empresa Cadbury Adams. O nome do produto é derivado da palavra tziktli, chicle em inglês, que é a substância da qual a goma de mascar era tradicionalmente feita. O sabor original da goma de mascar era de menta e no decorrer do tempo foram inventados outros sabores, tipos, cores e formatos, mas o nome da marca ficou e acabou apelidando o produto.
Hastes Flexíveis é o nome verdadeiro daquele utensílio de higiene muito utilizado (ou não? o.O) por todos, mas como esse nome é horrível, resolvemos rebatizar o objeto pelo simples nome Cotonete, que é o nome comercial do produto da empresa Johnson & Johnson.
O cotonete foi inventado em 1920 pelo polonês naturalizado americano, Leo Gersternzang.Enquanto observava sua esposa utilizando um palito de madeira com um pedaço de algodão na ponta para limpar a orelha de sua filha, ele teve a grande ideia. Preocupado que a madeira pudesse perfurar os ouvidos da menina, ou o algodão pudesse se soltar, o polonês inventou as hastesflexíveis.
Ahhhh,os deliciosos sucrilhos que preparamos todos os dias para o café da manhã. Você provavelmente já ouviu falar em Cereal Matinal, mas não deve ter ligado o nome a pessoa. Pois então, sucrilhos é o nome popular para os cereais matinais.
Kellogg Company é uma multinacional americana produtora de cereais, como o “Sucrilhos Kellogg’s”. Os cereais matinais e a empresa surgiram como resultado dos esforços do Dr. Will Keith Kellogg e de seu irmão John Harvey Kellogg para mudar os hábitos alimentícios dos pacientes de um sanatório na cidade de Battle Creek, que estavam acostumados a comer carne e outros alimentos pesados pela manhã.
Outro motivo que levou ao consumo de cereais, foi o fato de muitos religiosos como os Quaker’s e os Adventintas, ao qual os irmãos Kellongs pertenciam, serem contra o consumo de carne, pois acreditavam que ela aumentava o ardor sexual. Eles queriam que seus seguidores passassem a consumir alimentos vegetarianos. Incentivando, assim, o consumo de cereais.
Fonte: Mini Lua
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.