Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 15 de Setembro - Dia do Musicoterapeuta

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

15 de Setembro - Dia do Musicoterapeuta

Em abril de 1991, Luiz Antônio Fleury Filho, então governador de São Paulo, decretou a data de 15 de setembro como o Dia do Musicoterapeuta. Logo a comemoração foi estendida para o resto do país.

A definição clássica diz que Musicoterapia é a utilização da música e/ou algum de seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), por um musicoterapeuta qualificado, com um paciente ou grupo, em um processo destinado a facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, a fim de atender às necessidades físicas, mentais, sociais e cognitivas.
Como funciona?
A Musicoterapia é uma intervenção terapêutica não-verbal, cujo objeto formal de estudo é o comportamento sonoro do indivíduo. Através de testes e entrevistas procura-se estabelecer um quadro da “história sonora” do paciente. A partir disto, busca-se desenvolver o processo terapêutico adequado para cada caso.
Dia do MusicoterapeutaA Musicoteria atua nas áreas de educação especial, reabilitação, psiquiatria, geriatria, obesidade, depressão, fobia, dependência química, doenças terminais, ansiedade, stress, patologias, dificuldade de aprendizagem, acompanhamento às mães e pais no pré-natal; estimulação essencial com bebês em escolas, creches e outras instituições, atendimento em escolas para crianças com hiperatividade e déficit de atenção, acidente vascular-cerebral, etc.. A atividade também tem obtido resultados exemplares na condução do trato com os idosos e no aprofundamento da vivência do processo criativo e das relações interpessoais.
Onde estudar
O Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro, oferece curso superior em Musicoterapia, com 4 anos de duração. O Ingresso é realizado semestralmente e o exame de vestibular inclui provas de habilidade específica em música (teoria e prática instrumental), e entrevista pessoal.
Fonte: www.cbm-musica.org.br; União Brasileira de Associações de Musicoterapia (UBAM); lproweb.procempa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.