Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 8 de Setembro - Dia do Aniversário de São Luís

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

8 de Setembro - Dia do Aniversário de São Luís

O Pólo São Luís abrange os municípios que compõem a Ilha,a capital São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, e a cidade Monumento de Alcântara.

São Luís foi fundada em 1612 por franceses, invadida por holandeses, mas totalmente construída pelos portugueses. Seu famoso conjunto arquitetônico, do Centro Histórico, com cerca de 5 mil imóveis datados dos séculos XVII e XIX, remetem qualquer pessoa a um passado de muita riqueza, onde barões e prósperos comerciantes acumularam fortunas. Tombado em 1997 como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o acervo colonial, abriga, atualmente, lojas, cinemas, museus, teatros, bares, restaurantes e hotéis.
Se a opção é a natureza, basta lembrar que São Luís está localizada numa ilha, cercada de belas praias. Ponta D'Areia, Calhau, Olho D'Água e Araçagy são algumas opções.
São Luís
Um mergulho na história maranhense deve começar pelo Museu Histórico e Artístico do Maranhão, a Cafua das Mercês, o Museu de Arte Sacra, o Museu de Artes Visuais e a galeria de arte Nagy Lajos. Instalado em um casarão do século XIX, o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, também conhecido como Museu do Folclore e Arte Popular, possui um dos acervos folclóricos mais completos do País e é, sem dúvida, uma das visitas imprescindíveis para quem deseja conhecer a fundo o populário maranhense.
Por seu turno, a tradição católica portuguesa se revela em um conjunto de igrejas, onde se destacam a Igreja da Sé, que abriga o Palácio Arquiepiscopal; a Igreja de São João, onde estiveram os restos de Joaquim Silvério dos Reis; a Igreja do Desterro, construída a partir de uma ermida profanada pelos holandeses; a Igreja dos Remédios, exemplar de estilo gótico estilizado; Igreja de São Pantaleão, Igreja do Rosário, Igreja de Santana e Igreja de Santo Antônio, onde se originou, no início do século XVIII, o célebre processo movido pelos franciscanos contra formigas, acusadas de ataques à despensa e de ameaça à segurança do convento.
São Luís oferece várias praças no centro, com destaque para o Largo dos Amores (onde se ergue a estátua do grande poeta Gonçalves Dias), Largo do Carmo, Praça do Panteon, Benedito Leite e Odorico Mendes. São paradas obrigatórias as construções como a Fonte das Pedras, local onde acamparam as tropas de Jerônimo de Albuquerque; o Convento das Mercês, que abriga o Museu da Memória Republicana , e a Fonte do Ribeirão, com suas cinco carrancas de pedra, estátua de Netuno e galerias subterrâneas cuja utilização ainda divide opiniões e incendeia a imaginação popular.
Os palácios de São Luís também merecem destaque: Palácio dos Leões onde, inicialmente, abrigou o Forte Saint Louis, Palácio La Ravardière, sede do poder municipal, Palácio Episcopal, onde abriga o colégio e a Capela de Nossa Senhora da Luz, Palácio Cristo Rei, na Praça Gonçalves Dias e o Palácio da Viração que recebe, também, o nome de Palacete Gentil Braga. Visita obrigatória deve ser feita ao Teatro Arthur Azevedo, construção do século XIX.
Passeando pelas antigas ruas de São Luís, o visitante se deparará com vários casarios que marcam a história da capital do Maranhão: Edifício São Luís, conhecido como o casarão de maior fachada de azulejos portugueses da América Latina, Escola Técnica do Centro Caixeiral, a primeira escola para mulheres da cidade e Casa Nobre de D. Ana Jansen. A Casa das Tulhas é um mercado situado no centro da Praia Grande, onde é comercializado o artesanato maranhense, restaurantes populares, entre outros produtos.

São José de Ribamar

São José de Ribamar é sinônimo de paz e tranqüilidade. A cidade fica a 32 quilômetros de São Luís e tem atrativos como praias, comidas deliciosas à base de frutos do mar (destaque para o tradicional peixe-pedra frito) e histórias, girando em torno da figura do santo padroeiro - São José. Segundo a lenda, a igreja da cidade teria desabado duas vezes até ser construída de frente para o mar, como era o desejo do Santo. Em setembro, uma grande festa em homenagem ao padroeiro acontece no período da lua cheia, atraindo milhares e fiéis àquela cidade.
Praça da Matriz e Igreja
Localizadas na parte mais central da cidade. Ali acontecem as comemorações a São José de Ribamar, durante a festa anual realizada em setembro. Imagens gigantes de São José, Nossa Senhora e o menino Jesus dominam a paisagem.
Museu dos Ex-Votos
Guarda objetos pagos em promessa.
Gruta de Lourdes
Réplica da gruta existente na França, foi construída em 1957. Bastante visitada pelos fies.
Praias do Caúra, Panaquatira e Boa Viagem
Desertas e com belas paisagens naturais. Boa para banhos e prática de esporte. Possui também grande potencial para a pesca.

Raposa

Raposa fica a 28 quilômetros do centro de São Luís. Possui cerca de 22 mil habitantes e abriga a maior colônia de pesca do Maranhão. Recém emancipado do município de Paço do Lumiar, o próspero povoado surgiu a partir dos anos 50, e começou a se desenvolver com a chegada de pescadores cearenses oriundos do município de Acaraú - CE, que trouxeram consigo suas mulheres, as conhecidas rendeiras de bilro do município. Isto garantiu ao local as principais características da atual fonte de renda da comunidade: a pesca e a renda de bilro. Quase todas as portas das singelas palafitas(moradias) da Rua Principal - Corredor da Rendeira, foram transformadas em pequenas lojas de artesanato, onde são comercializados: toalhas de mesa, panos de prato, passadeiras, saídas de praia, chapéus, cortinas, além de uma série de outros artefatos confeccionados em renda de bilro, pacientemente tecidas em almofadas de renda, por mulheres de pescadores. Tradição passada de mãe para filha.
Raposa é famosa por possuir alguns dos melhores locais da ilha de São Luís para saborear as delícias do mar. Degustar os pratos à base dos frutos do mar é tarefa obrigatória para quem reside em São Luís ou está de passagem pela Capital Maranhense, Patrimônio da Humanidade.
A cidade de Raposa apresenta um conjunto urbanístico de casas de madeira, tipo palafita, que apesar da simplicidade da construção, ganha valor patrimonial e cultural, porque está associado a um tempo passado e a atrações naturais, que oportunizam o ecoturismo, turismo de sol e mar e turismo de negócio, baseado no artesanato de rendas e venda de produtos marítimos. É impossível não notar o esplendor natural da zona do cais com seu píer de atracação onde ficam os coloridos barcos de pesca, que, segundo os que por ali visitam, pode-se apreciar um entardecer fantástico. Na outra margem, a virgem e paradisíaca Praia de Carimã, considerada uma das mais bonitas da ilha de São Luís, repleta de dunas e lagoas, com extensão de aproximadamente, 15 km. Outros passeios são as Trilhas de Itaputíua e Pirimirim-Pucal.
Como chegar
Ônibus de linha da Viação Litoral partem a cada 30 minutos do Mercado Central, em direção ao Município. Agências de Receptivo de São Luís realizam, também, passeios para os destinos turísticos da cidade.
O que levar
Com belíssimos atrativos naturais, o município de Raposa possui todos os requisitos básicos para o desenvolvimento da atividade turística. O artesanato, a culinária, os passeios ecológicos nos igarapés, praias desertas, dunas e pequenas ilhotas, a pesca esportiva e artesanal, além de outros segmentos. Como todos os passeios em praias e ilhas, recomendamos roupas leves, filtro solar, chapéu ou boné, óculos escuros e água mineral, além da câmera fotográfica.
O que fazer
Praia de Carimã
É considerada a praia mais tranqüila, pois é praticamente deserta. Localizada nas proximidades de São Luís e o acesso é feito somente por via marítima, pois fica do outro lado do canal, em frente ao Viva Pescador. Em alguns trechos, são encontrados currais de pesca.
Praia do Farol
É uma extensão da Praia do Araçagy, só que pelo lado Raposense. Para se chegar, deve-se ir até o Povoado Araçagy, na estrada da Raposa, e descer à esquerda em direção ao Restaurante o Dondon. A partir de lá, caminha-se por uma trilha, atravessando um igarapé até chegar à praia. É necessário guia ou condutor local em função das particularidades da região.
Passeio Náutico em Canoa Biana Motorizada
São realizados diariamente de acordo com a variação da maré e partem do Viva Pescador. O passeio dependendo do tempo disponível poderá ir até a ponta da Ilha de Curupu, passando por vários igarapés, ilhas, fazenda de criação de ostras e praias desertas. É fácil encontrar esse serviço no local. Recomendamos utilizar apenas as empresas credenciadas.
Ilha de Itaputíua
Possui uma prainha muito discreta, mas, com água do mar em um tom verde esmeralda que é encantador. Existem duas opções para chegar até lá. De barco em um passeio fantástico, partindo do Viva Pescador, ou por uma trilha ainda não estruturada, partindo do bairro Juçara. Também é recomendável o acompanhamento de guias ou condutores locais.

Alcântara

Em Alcântara, a viagem continua. A cidade histórica fica a uma hora de barco de São Luís e é um excelente passeio que pode ser feito em apenas um dia. Uma vantagem é que, praticamente, todos os pontos turísticos da cidade, que parece ter parado no tempo, podem ser visitados a pé durante passeios tranqüilos pelas ruas calçadas de pedra. Os atrativos começam logo na descida do barco, no Porto do Jacaré e subindo a ladeira de mesmo nome, que conduz ao coração da cidade: o largo onde se encontram as ruínas da igreja da Matriz, a antiga cadeia e o pelourinho, ícones máximos das sociedades coloniais e escravagistas brasileiras. É possível também, a partir de Alcântara, fazer passeios de barcos por igarapés e visitar ilhas como Cajual, onde estão sendo descobertos valiosos fósseis. Quem tiver um pouco mais de tempo pode dormir na cidade. Existem bares agradáveis para se degustar bebidas e comidas típicas. As noites de lua cheia, entre casarões e monumentos do passado, são inesquecíveis.
Museu Histórico e Artístico de Alcântara
Praça da Matriz.
Acervo ilustra a opulência da cidade quando esta era habitada por ricos barões.
Pelourinho
Praça da Matriz.
Um dos mais importantes atrativos de Alcântara. Decorado com as armas do império, é hoje o mais bem conservado do país.
Casa de Câmara e Cadeia
Praça da Matriz.
Prédio do final do século XVIII, onde antigamente funcionava a cadeia. Hoje é sede da Prefeitura.
Praça da Matriz
Largo quadrangular cercado de casarões, abrigando o pelourinho e as ruínas da igreja de São Matias. Suas árvores são centenárias.
Casa do Imperador
Rua Grande.
Construção inacabada. O prédio hospedaria o imperador D. Pedro II, em uma visita que nunca faria à Alcântara. Igreja e Convento do Carmo - Em estilo barroco, o conjunto é remanescente do século XVII. Mais de cem anjos esculpidos em talha dourada ornamentam seu altar.
Casa do Divino
Rua Grande, s/n.
Parte das festividades do Divino Espírito Santo é realizada neste casarão restaurado. Nas suas dependências estão expostas mesas, altares e instrumentos utilizados durante as comemorações.
Fonte das Pedras
Rua Pequena.
Construída no século XVIII, para abastecimento de água.
Fonte do Mirititiua
Bairro de Caravelas.
Construída no início do século XVIII.
Outros pontos turísticos
Capela do Desterro
Igreja e Convento do Carmo
Cavalo de Tróia
Praia dos Barcos
Praia de Itatinga
Praia do Livramento
Praia da Baronesa
Praia de Itaperaí
Ilha do Cajual
Ilha do Livramento
Lagoa da Jansen (São Luís)
Lagoa da Jansen (São Luís)
Interior da Igreja - Alcântara
Interior da Igreja - Alcântara
Detalhe da Arquitetura de São Luís
Detalhe da Arquitetura de São Luís
São José de Ribamar
São José de Ribamar
Fonte: www.turismo.ma.gov.brf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.