Foi a 11 de julho de 1987 que o contador mundial de população chegou aos cinco biliões de pessoas, inspirando a ONU a criar este dia em 1989 e a comemorar anualmente esta efeméride a 11 de julho.
Estima-se que a evolução da população mundial registe um aumento anual de 75 milhões de pessoas. Quanto à distribuição da população mundial, a maior parte da população encontra-se na Ásia, com a China e a Índia no topo dos países mais populosos do mundo.
O objetivo do Dia Mundial da População é alertar para as questões do planeamento e do desenvolvimento populacional, quando muita gente não tem acesso a cuidados de saúde, por exemplo. Outro problema sério é a escassez dos alimentos, sendo que a sua distribuição é desequilibrada, com abundância nos países desenvolvidos e carência nos países subdesenvolvidos. A poluição, as epidemias e o uso de contracetivos são outros temas relacionados com a população mundial abordados pela ONU nesta data.
Todos os anos o dia realiza-se à volta de um tema específico. Em 2016 o destaque vai para o tema "Investir em raparigas adolescentes", as quais enfrentam desafios constantes, como a desistir da escola e a procriar, com especial incidência nos países em desenvolvimento.
Fonte: http://www.calendarr.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.