Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 7 de Julho - Dia do Ingresso da Mulher nas Fileiras da Marinha

quinta-feira, 7 de julho de 2016

7 de Julho - Dia do Ingresso da Mulher nas Fileiras da Marinha


No dia 7 de julho a Marinha do Brasil comemora o aniversário do ingresso da mulher nas carreiras de Praças e Oficiais.
A decisão pioneira foi tomada pelo então Ministro da Marinha, Almirante-de-Esquadra Maximiniano Eduardo da Silva, por intermédio da Lei número 6807/80.
Um dos motivos que levaram à seleção da primeira turma de oficiais, em 1981, foi a necessidade de suprir, com mão-de-obra especializada, o então recém-inaugurado Hospital Naval Marcílio Dias. O começo foi com a criação do Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha (CAFRM).
Somente na segunda metade dos anos 1990, após dez anos da criação do CAFRM, a Marinha Brasileira, a exemplo de outras Marinhas mundiais, assimilou a presença de mulheres militares em seus Corpos e Quadros de carreira, não visualizando mais a necessidade de uma carreira destinada somente ao gênero feminino.
Inicialmente a primeira turma de mulheres teve seu primeiro treinamento profissional-militar com militares da própria Marinha Brasileira, com o apoio de policiais militares femininos de São Paulo. Somente a partir da quinta turma é que o treinamento passou a ser unificado com os homens.
O uniforme também passou por mudanças, sendo o primeiro uniforme especialmente formulado para as primeiras integrantes do CAFRM, tinha cor distinta dos uniformes masculinos, azul claro e atentando para o detalhe dos brincos serem padronizados. Os sapatos foram inspirados nos das policiais militares de São Paulo, de cadarço para dar estabilidade nos deslocamentos de marcha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.