Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 27 de Julho – Dia do Pediatra

quarta-feira, 27 de julho de 2016

27 de Julho – Dia do Pediatra

| Por que ele é tão importante para a saúde dos nossos filhos |


De modo algum poderíamos esquecer de homenagear esses profissionais maravilhosos que dedicam suas vidas – e isso inclui sábados, domingos, feriados, madrugadas… – à cuidar da saúde de nossos bebês e crianças.

Parabéns a todos vocês, pois merecem todas as homenagens do mundo, todos os dias... somos todos gratos por existirem!

Abaixo segue uma ótima matéria da Revista Crescer sobre a importância desses profissionais:

“O pediatra resgata a ideia do médico de família. Quando você trata uma criança, você precisa saber a respeito de todos os aspectos que a envolvem. 

Nisso você inclui o ambiente escolar, social e familiar também”, explica o pediatra Yechiel Moises Chencinski. 

Muitas vezes, o médico é o primeiro a saber de coisas que o restante da família ainda não se deu conta. “Isso acontece porque a criança é um ser sensível e qualquer desequilíbrio acaba refletido na saúde dela”, conclui.
 
Médico há mais de 30 anos, o pediatra chega a atender a terceira geração de seus pacientes. “Tenho pacientes que se trataram comigo e hoje trazem os filhos e até os netos para o atendimento aqui na clínica. As relações formadas no consultório são de confiança e duradouras”, comenta. 

E como nasce essa parceria? “A boa convivência entre médico, família e paciente se dá por meio da comunicação sincera entre os envolvidos”, diz Francisco Lembo Neto, pediatra do Hospital Samaritano de São Paulo. Para ele, o médico tem de ser claro e explicar tudo com detalhes. Os pais, por sua vez, não devem esconder nada e nem ter medo de fazer perguntas. O médico que dedicou a vida à pediatria conta por que valeu a pena: “Não há nada que se compare com a satisfação de acompanhar o crescimento de uma criança”. Os pais concordam!

A ESCOLHA CERTA Na hora de decidir o médico que irá cuidar do seu filho, fique atenta a essas dicas para não errar na escolha:

Procure com calma A partir da 32° semana da gestação, você já pode agendar visitas e conversar com alguns médicos. Isso ajuda a criar uma relação de confiança com o especialista e também revela se a empatia acontece entre vocês. É preciso se sentir segura e o médico deve lhe passar confiança.

Repare no tempo da consulta Uma boa consulta leva tempo para ser realizada. O médico deve demonstrar interesse pela criança, não só nos aspectos clínicos, mas também nos comportamentais. Um bom pediatra situa a mãe sobre a fase do desenvolvimento pela qual passa o bebê e explica as futuras etapas do seu crescimento.

Verifique a disponibilidade Ter o médico disponível a qualquer horário e em qualquer local é com certeza um sonho dos pais, mas que nem sempre pode ser concretizado. Afinal, imprevistos acontecem e é preciso se preparar para eles. Por isso, seu pediatra deve ter um profissional de confiança que possa substituí-lo caso for necessário.

Fique sem dúvidas Não tenha medo de fazer perguntas. Você pode e deve questionar o médico até se sentir esclarecida sobre a situação do seu filho. Pediatras impacientes ou aqueles que se sentem ofendidos, caso você decida optar por uma segunda opinião, não são bons profissionais.

A insegurança não passa? Se após algumas consultas você permanecer com dúvidas ou se sentir insegura em ralação à escolha do pediatra, não se preocupe. Mudar de médico é algo normal e um direito seu. Isso não afetará a saúde do seu filho. Procure o quanto for necessário, converse com outros profissionais e peça mais indicações para amigos e parentes.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.