Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Saiba mais sobre impressoras, tamanhos e formatos de papéis

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Saiba mais sobre impressoras, tamanhos e formatos de papéis

Você ainda tem dúvidas quanto a tamanhos de papéis, medidas e seus nomes? Neste post iremos ajudá-lo a compreender melhor este cenário!

Tamanhos de papéis, conheça as diferenças

O papel foi criado pelo chinês Cai Lun, no ano 105 e ainda por mais de 600 anos (somente os chineses sabiam como fabricá-lo). Muito antes da existência do papel, o homem, em sua grande sabedoria, escrevia e desenhava em pedras e metais, na intenção de propagar e documentar suas ideias e acontecimentos; já na Grécia antiga, era muito comum encontrar escritas vindas de pergaminhos fabricados a partir da pele de carneiro.

Hoje, a maior parte dos tamanhos de papéis recebem nomes acompanhados por números. Por exemplo, as folhas A2, A3 (muito comum na impressão de cartazes) e o A4 (o famoso Chamequinho). Juntando duas folhas de tamanho A4 que possuem as medidas de 21 x 29,7cm, temos então uma folha A3, com 42 x 29,7 centímetros.
Tipos e formatos dos papéis: A3

O tamanho tende a ser maior à medida que o número papel diminui, como do A4 para o A3, o A2 com 42 x 59,4 centímetros, o A1 com 59,4 x 84,1 centímetros e o A0 com 84,1 x 118,9 centímetros em seu tamanho. Assim, à medida que o número aumenta, o papel diminui de tamanho, como no formato A5, que possui 14,8 x 21 centímetros e o A6 com 14,8 x 10,5 centímetros.

Estes dois últimos formatos menores são muito utilizados pela indústria gráfica para a produção de folhetos informativos. Com exceção destes tamanhos nomeados por letras e números, você já deve ter reparado que muitos papéis e documentos mais antigos são folhas bem maiores do que o comum. Isto acontece porque, ao longo do tempo, o uso de papéis deste ou daquele tamanho foi sendo modificado.

Estas folhas de tamanho maior são chamadas de folhas ofício e possuem medida de 21,59 x 35,56 centímetros. De lá para cá, surgiram outros formatos de documentações emitidas principalmente pelo governo ou por advogados e situações com afinco jurídico, como o caso do formato carta. Menor que o A4 e o ofício, o formato carta possui 21,59 x 27,94 centímetros, sendo de formato um tanto mais quadrado do que retangular.

Muitas impressoras podem ser facilmente adaptáveis aos formatos A4 e o carta, porém para imprimir em A3 e ofício é preciso que sua impressora seja um pouco mais avançada e tenha uma bandeja própria para tamanhos maiores, o que geralmente se dá em impressoras laser.

Para formatos maiores como o A2, A1, A0 já se tornam necessárias máquinas específicas que são comumente chamadas de plotter – impressoras utilizadas por gráficas -, pois estas já produzem em tamanhos maiores, por metragem, como os banners em lona e as fachadas de loja. Confira abaixo uma imagem com as medidas e formatos dos papéis (inclusive uns não tão conhecidos como A8, A9 e até mesmo o A10).

Tipos e formatos dos papéis - Os diferentes tipos de papel:
  • Papel Jornal: utilizado para a impressão de jornais e revistas;
  • Papel Offset: utilizado em impressões offset, mais comum para a impressão de livros, revistas e catálogos;
  • Papel Fotográfico: um dos papeis mais utilizados da lista, indicado para grandes impressões possui diversas gramaturas e tamanhos, e pode ter uma camada brilhante ou fosca;
  • Papel Couchê: é um papel couchê com um revestimento de polietileno, muito resistente. Pode ser encontrado na forma brilhante ou fosca;
  • Papel de Revista: baixa qualidade de impressão, utilizado para impressões de “vida curta”, amarela rapidamente, mas em contrapartida tem grande resistência para impressões rápidas.
Tipos de impressoras:
  • Impressoras Offset: utilizada em gráficas comerciais e recomendada para grandes tiragens;
  • Impressora Térmica: realizada em papel térmico, dispensa a utilização de cartuchos de tinta e o processo de impressão é muito mais rápido e é muito utilizada para a impressão de etiquetas;
  • Impressora a Laser: apesar de caras, possuem qualidade, rapidez e baixo custo na impressão, indicada para grandes tiragens;
  • Impressora Jato de Tinta: é o tipo mais popular devido ao seu baixo custo, muito indicada para uso doméstico, aceitam diversos tipos de papéis;
  • Impressora Plotter: é uma impressora feita para imprimir trabalhos de qualidade em grandes impressões como mapas, projetos de engenharia, gráficos e plantas arquitetônicas e podem utilizar diversos tipos de papéis, lonas e tecidos especiais.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como funcionam os formatos de impressões e as impressoras, é só definir qual atende melhor a cada uma de suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.