Antes de você começar a trabalhar em um design para o seu cartão, padrões de impressão devem ser consideradas. Muitas gráficas exigem que os arquivos tenham uma sangria apropriada ou determinado tamanho de margem. Falhas ao considerar isto resultam em e-mails pedindo que os arquivos enviados sejam revistos ou avisando que algumas alterações terão que serem feitas, o que pode gerar retrabalho e perda de tempo.
Antes de começar, faça o download de um template ou, melhor ainda, crie um. Existem duas maneiras de estabelecer que tipo de template você quer usar, e estas maneiras são com ou sem sangria.
“Sangrar” é o termo usado no design que significa, em termos simples, “corte”. É o ato de eliminar a borda do papel (borda que a impressora precisa ter para poder segurar o papel e não “colocar o dedo na tinta fresca”).
Se seu cartão não for ter sangria, você acaba de pegar o caminho mais fácil. Basta criar um arquivo com tamanho de 9 x 5 centímetros (nota: algumas gráficas utilizam tamanhos diferentes, que podem chegar até 9,5 x 5,5 centímetros – consulte a gráfica antes).
Caso sua imagem tenha sangria, opte por usar um template um pouco maior – geralmente 9,8 x 5,8 centímetros – e procure não colocar nenhuma informação importante muito perto da borda!
Tipografia
O uso de tipografia em um cartão de visitas é crítico afim de ter um cartão com look profissional. Não use mais de duas fontes e, se for o caso, use duas fontes distintas – Arial é muito similar a Helvetica e é próximo de Verdana. Proce usar fontes que complementem o logo ou outros elementos do cartão.
Não encha seu cartão de visitas. Mantenha-o sempre simples e limpo. Lembre-se também que, se for necessário, utilize o outro lado para mais informações. Evite de listar todo serviço que você faz no cartão – “design gráfico, web design, desenvolvimento de logos, desenvolvimento de sites, design de panfletos, criação de cartões de visitas” pode ser resumido em apenas “design”. Afinal de contas, você vai entregar seu cartão para a pessoa, e é lá que você tem a oportunidade de falar para ela tudo o que você faz.
As informações de contato são extremamente importantes! Dê bastante ênfase ao seu telefone, e-mail, site ou sua forma preferida de contato.
Caso você tenha um logo (e deveria!), procure dar um espacinho bacana para ele. Se for um logo incrível, escolha usar um lado inteiro do cartão, colocando o restante da informação atrás.
Não esqueça que o cartão de visitas é um ponto de contato, não uma brochura. Você quer deixar uma boa impressão e passar a idéia de que você é realmente bom no que você faz.
Ah, uma dica final: a não ser que você tenha 13 anos de idade, não imprima seus cartões em casa. Escolha uma gráfica de boa qualidade. Não economize; como dizemos antes, seu cartão de visitas pode fazer ou desfazer negócios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.