Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Dica para Designers - Bons sites para referência

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Dica para Designers - Bons sites para referência

Acompanhemos hoje este interessantíssimo post da galera do Choco La Design que poderá ser muito útil aos profissionais da área. Confiram:
Sabe aquele momento que você precisa de referências pra criar uma nova peça? Quando você imagina todo um conceito, e na hora de transformar sua ideia em realidade, ela não fica em nada parecida com aquilo que você tinha em mente?

Bom, todos os criativos já passaram por isto, é bem frustrante.

Comumente, entramos em sites repletos de ideias e criações interessantes para nos inspirar nestes difíceis momentos, então resolvi listar alguns sites da minha própria biblioteca de referências para um momento de crise.  Espero que seja útil pra vocês também!


Deviantart

O deviantART é sem dúvida minha principal referência quando estou ilustrando.

Além de ter uma biblioteca enorme de desenhos de todos os estilos possíveis, ele serve como uma popular comunidade virtual artística online, onde artistas de todo o mundo podem conhecer, divulgar, compartilhar e vender seus trabalhos e comprar os de outros.

O site consiste em mais de sete milhões de usuários e mais de 62 milhões de contribuições e recebe aproximadamente 80.000 contribuições por dia, sendo o maior site artístico e a melhor forma de procurar inspiração, informação, boas obras de arte e possibilitando lucro apenas com suas habilidades artísticas.


Behance served Sites

O Behance é um lugar incrível, a maioria dos designers devem conhecê-lo e usá-lo como portfólio, mas o que poucos sabem é que ele tem uma espécie de ‘servidores’, são canais que focam em temas diferentes como tipografia, toyart, vídeos e motions.
São fontes de inspirações muito boas e profissionais, mostram novas tendências além de apresentar novos profissionais na área.

Abaixo linkei os que mais uso, mas vale uma aprofundada em cada canal. 

ilustracao
personagens
tipografia
webdesign

Dribbble

O site que nasceu em 2009 com o propósito de ser uma rede para que designers pudessem compartilhar pequenos pedaços de seus projetos, hoje, virou um dos maiores canais de referência do mundo todo. Lá você encontra trabalhos profissionais de tipografia, caligrafia, ícones, ilustração, UI e etc.
O Dribbble só cresceu nos últimos anos, virando uma espécie de rede pra gente realmente boa, o site tem termos próprios para catalogar os trabalhos e conta com uma biblioteca atualizada de hora em hora.
dribbble-invites


Este é um recurso on-line poderosíssimo para designers, feito por designers.

Reúne logotipos , ilustrações e padrões que funcionam como uma vitrine de talentos e como uma fonte de inspiração.

Além de ter uma ótima biblioteca dividida por cores e tags, podemos achar cartões, matérias, ilustrações, logos, websites e uma infinidade de patterns.

Você também pode ver quantas vezes cada projeto foi visualizado, e chegar a algum tipo de conclusão no que se refere quais são os mais populares no momento. TDI permanece como um verdadeiro recurso inspirador. Como os próprios criadores dizem “Se a sua musa tomou uma semana de folga, você sempre pode contar com ele para fazer o trabalho. E nós gostaríamos de ter certeza de que você está recebendo as inspirações de design mais frescos e de melhor qualidade por dia.”

Designspiration

O Designspiration é focado em manter um elevado nível de grande inspiração para profissionais de todo o mundo. É um ambiente extremamente seguro e limpo, onde você pode navegar a qualquer hora, em qualquer lugar.

Você pode gerenciar seus artistas favoritos, procurar apenas digitando no teclado, ou filtrar tudo por cores ou estilos.


designspiration

Logopond

Como o nome já diz, aqui você acha logos de todos os tipos e cores. Além do buscador ser excelente, você pode visualizar todas as cores usadas nele. O Logopond tem um enorme banco de logos atualizado diáriamente, e ainda é dividido em algumas categorias, como: esportes, comidas & bebida, animais, etc.


CGhub

O  CGhub é uma comunidade de profissionais e artistas gráficos da melhor qualidade.

Com certeza lá você encontrará o artista que criou sua animação ou game favorito. É um lugar para artistas profissionais e aspirantes em entretenimento compartilharem seus trabalhos online. Eles se concentram em arte digital 2D e 3D para áreas de animação, filmes, jogos, e ilustração.


Pinterest

O Pinterest tem mais de três anos de vida, e é basicamente uma ferramenta de compartilhamento de imagens. Porém, bem filtrada e selecionada, pode ser um jornal diário de ilustrações, websites e referências internacionais. Recentemente tem atraído um grande número de seguidores com potencial comercial, pois ele possibilita que você acompanhe as últimas novidades do mercado de maneira inspiradora. O layout é bem amigável e tem uma riqueza fotográfica absurda.
Diante de tantas ferramentas, o Pinterest é uma ótima fonte de busca de inspirações para designers, ilustradores, animadores e afins. Há muito conteúdo interessante para acompanhar e hoje trago uma seleção de 15 boards repletos de projetos inspiradores de ilustração, design gráfico, tipografia e fotografia, que certamente poderão agregar mais ideias para aqueles jobs nossos de cada dia.

Amazing Art – My Modern Met

Captura de tela 2013-05-23 às 11.48.43

Design – Jeff Andrews

2

Typography – Inspirationfeed

3

Delicious Design – Mike Jones

4

DESIGNlovers – COLOURlovers

5

Art I Heart – Ophelia Quixote

6

Infographics – Inspirationfeed

7

ARTistic – Wendy Romero

8

Illustration – Lisa Welding

9

Logo / Identity Design – Thiago Hapner

10

Packaging – Paula Cevasco

11

design thinking – Marla Norton / Pixelzz

12

pictograms – Maria Fidalgo

13

Posters – Sasha Firs

14

Photography – Jeff Kenneth Lee

15

+1 – Kátia Keiko

A autora do artigo também tem conta no Pinterest! Para quem quiser me seguir, costumo garimpar imagens inspiradoras e reunir algumas nos meus boards. 
+1

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe o seu comentário.