Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Como Renovar uma marca - Estudo de Caso 1: Balfour Beatty WorkPlace

terça-feira, 11 de março de 2014

Como Renovar uma marca - Estudo de Caso 1: Balfour Beatty WorkPlace


Hoje acompanharemos algumas dicas dicas interessantes e um estudo de caso postados pela galera do http://www.idesigns.com sobre a renovação de uma marca. Acompanhem:


Respeitar a história da marca e, ao mesmo tempo, ter foco no futuro; atrair um novo público, sem alienar o já existente; e  representar vários aspectos de uma empresa de modo simples e imediatamente identificável são apenas algumas das complexas diretrizes que fervilham na cabeça de um designer que trabalha em um projeto de rebranding. Além disso, quando se trata de uma marca reconhecida, há uma carga extra de pressão, já que, certamente, o designer responsável pelo projeto terá destaque na imprensa.

Você conhecerá quatro estúdios que aceitaram projetos de rebranding sem medo de abordá-los de maneira criativa e inovadora. Eles mostram que revitalizar a marca de uma empresa ou produto pode ser um trabalho muito gratificante, que traz recompensas para o cliente e para os designers envolvidos.

Estudo de caso 1: Balfour Beatty WorkPlace

O Workroom é especializado em projetos de rebranding. A diretora Brigid McMullen revela os bastidores da transformação da marca Haden Building Management para Balfour Beatty WorkPlace.

Empresa líder em manutenção de prédios e serviços mecânicos e elétricos na Inglaterra, a Haden Building Management foi fundado em 1816 e integrada ao Balfour Beatty Group em 1986. Com o impacto da recessão econômica na Europa, o aumento da concorrência e a falta de distinção entre as companhias do ramo, a Haden decidiu mudar seu nome para Balfour Beautty WorkPlace (BBW). Isso ajudaria a levar adiante planos de crescimento e divulgaria melhor os serviços tanto para novos clientes quanto para antigos.

O Briefing

A empresa de manutenção Haden Building Management mudou seu nome para Balfour Beatty WorkPlace (BBW) e contratou a Workrrom para desenvolver uma nova marca. Eles precisavam de algo que reforçasse a visão e o posicionamento de mercado da empresa, comunicando seus valores e destacando sua nova relação com o Balfour Beatty Group.

Para realizar o reposicionamento da identidade da empresa, optamos por uma abordagem complexa para definir  a promessa da marca, alinhando-a  à estratégia de negócios da BBW. Desenvolvemos posicionamento, identidade e manais de utilização diferenciados, que permitiriam que o cliente adaptasse sua individualidade e ficasse mais alinhado ao Balfour Beatty Group. Como a empresa não contava com praticamente nenhum suporte de marketing, o novo branding teria de ser muito bem trabalhado para ajudar a mudar sua percepção de mercado e melhorar sua reputação.

Para identificar os valores e a visão da nova marca, fizemos uma pesquisa com a gerência, os funcionários e os clientes da BBW, criando um modelo que resumisse o posicionamento da empresa. Em seu núcleo está a frase "Liberdade para atuar" , que serve como base para a comunicação interna e externa da companhia. Externamente, essa essência da marca é comunicada com o slogan "We work. you excel" (Nós trabalhamos. Você se sobressai).

A idenidade visual da BBW teria de fazer a marca se destacar em um mercado tradicionalmente genérico e pobre quando o assunto é estética. O esquema geral da nova marca é composto por 670 silhuetas ilustradas, que representam aspectos individuais dos negócios da empresa. QUando combinadas, as sillhuetas demostram a profundidade e a variedade dos serviços da BBW (durante o projeto, chamamos isso carinhosamente de "sopa de silhuetas"). Também criamos manuais de desenvolvimento de negócios e da nova identidade, que compõem um modelo completo para o uso contínuo do projeto de rebranding.

Para acompanhar os manuais, desenvolvemos um extenso e visual guia de tom de voz, que define como a empresa deve se comunicar com seus clientes. Uma linguagem livre de jargões, aberta, comprometida e confiante agora está presente em toda a comunicação da BBW. E, para aludir à personalidade única da empresa, o slogan foi reforçado com uma apresentação composta por duas partes para enfatizar a relação empresa-cliente.

Fonte: Revista Computer Arts, Edição 43, pág: 40

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