Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: ¡Fileteado porteño!

terça-feira, 4 de março de 2014

¡Fileteado porteño!


Uma das melhores coisas que Buenos Aires proporciona ao visitá-la, é o prazer de passear por uma cidade que respira arte e design. As demonstrações são diversas e não é difícil que se cruze, quase a cada esquina, com uma peça publicitária/informativa feita em Helvetica – ou até mesmo na odiada Comic Sans. No entanto, o que realmente chama a atenção pelas ruas da capital portenha são os filetes, que aparecem praticamente em qualquer suporte que se imagine. 

Com ares de Art Nouveau e influência das Iluminuras Medievais, o filete portenho surgiu entre o final do século XIX e o início do século XX, em Buenos Aires. Como toda arte urbana, não se sabe exatamente quem foi o responsável por iniciar as pinturas de tal forma; mas é sabido que sua utilização surgiu de maneira semelhante a das frases de carroceria de caminhão comumente visto nos veículos brasileiros. Ocorre que no final da década de 70, uma lei proibiu a pintura em veículos porque os filetes distraiam os motoristas e poderiam causar acidentes. Desta forma, ele ganhou as ruas em outros suportes: telas, fachadas, placas, produtos, e, recentemente, tatuagens e campanhas publicitárias. 

Filete portenho de Alfredo Genovese 

Filete portenho Yerba Mate de Alfredo Genovese 

Ele é tão valorizado na Argentina, que existe um dia para celebrá-lo: 14 de setembro – a data faz alusão à primeira exposição de filete portenho, realizada no ano de 1970, na Galeria Wildenstein, em Buenos Aires. Geralmente, é composto por flores, pássaros, folhas, dragões, fitas (nas cores da bandeira argentina), etc. Além disso, mistura linhas retas e curvas com cenas bucólicas e personagens populares da cultura dos hermanos, como Virgen de Luján e Carlos Gardel. 

O filete caracteriza-se como imagem pictórica da capital e, consequentemente, da Argentina e, assim como o tango, reproduz a identidade da cidade. Atualmente, possui aplicações em áreas como o design, publicidade, moda, bodypainting, etc. 

Filete portenho Mandynga Radowitzky 

Garrafas de Coca-Cola – Alfredo Genovese (2009) 

Evian · Alfredo Genovese (2009) 

Se Discépolo disse que o tango é um pensamento triste que se dança; o filete é um pensamento alegre que se pinta. (Ricardo Gómez, fileteador argentino).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.