A cada dia vemos as mulheres avançando no mundo corporativo, hoje a ala feminina vem alcançando patamares nunca antes imaginados.
A forma como elas interagem, tem sido alvo de estudos e especulações, pois diferem muito da maneira como a maioria dos homens conduzem suas negociações.
Comportamentos considerados típicos do gênero feminino, podem ser uma vantagem competitiva se incorporados também ao mundo dos negócios.
Warren Buffett, o maior investidor do mundo, utiliza muito o instinto feminino na hora de decidir, sendo este o tema do livro “Warren Buffett – investe como as mulheres” de Louann Lofton.
Qualidades femininas como a capacidade de construir relacionamentos, paciência e colaboração, diferem consideravelmente da abordagem masculina no mundo corporativo, e a forma como estas competências “femininas” tem gerado resultados é inegável.
Pode-se aprender muito com os comportamentos femininos, e assim utilizá-los para o próprio desenvolvimento profissional, vejamos alguns deles:
Compartilhar informações – A tendência em compartilhar informações acerca de um projeto é uma preocupação constante feminina, isto justifica-se pela intenção de nivelar o conhecimento para que assim todos possam ter a mesma compreensão sobre o assunto em questão.
Buscar informações antes de investir – Uma das premissas básicas da mulher é compreender a fundo o que está investindo, caso não exista compreensão, ou haja dúvida, dificilmente haverá acordo, por isso elas tendem a fazer mais perguntas.
Considerar o capital emocional – Independente do retorno financeiro, elas também realizam uma diligência emocional, analisando variáveis de forma com que estas reflitam também o que realmente acreditam – elas procuram estar ligadas emocionalmente ao negócio.
Negociar de forma direta – Termos técnicos e linguagem burocrática podem dificultar uma conversação fluída, dependendo do conhecimento dos interlocutores. As mulheres preferem utilizar uma linguagem menos complexa preocupando-se assim com o entendimento de todos os envolvidos.
Atenção aos detalhes – Mulheres são atentas aos detalhes. Examinam, buscam e procuram observar o máximo possível em uma negociação.
Estar disposto a ouvir opiniões – Em reuniões ou até mesmo em conversas informais elas são mais propensas a ouvir o que as pessoas tem a dizer, dando espaço para outros pontos de vista.
Muitos dos comportamentos femininos, estão relacionados a educação que nos foi dada e também a cultura em que estamos inseridos.
Acredito que homens e mulheres tem estilos diferentes de comportamento, nem melhores, nem piores, apenas diferentes. Se soubermos aprender com o que cada um tem de melhor, podemos mudar, transformar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.