Pois bem, o Brasil inteiro fala na Copa de 2014 e nos perguntamos, cadê a Marca Brasil?
Nosso vizinho do lado deu um show de Branding. Confira o depoimento da Carol (responsável pelo branding da marca) sobre o do Peru:
Nosso vizinho do lado deu um show de Branding. Confira o depoimento da Carol (responsável pelo branding da marca) sobre o do Peru:
“A nova identidade da Marca Peru conseguiu perfeitamente capturar o espírito atual do Peru, mostrando-o como multi-facetado, multi-cultural e exuberante, sem substituir um cliché por outro. Aí que podemos perceber o quanto um trabalho bem estruturado, com processos definidos, pesquisas e diferentes profissionais trabalhando juntos, traz resultados fantásticos.” (Post da Carol)
O Peru hoje está como destaques em praticamente todas as agências de turismo. O mundo Inca ficou de fácil acesso para todos, e a marca Peru fez toda diferença, não basta apenas ter lugares lindos e preços baixos, é preciso ter uma marca agradável aos olhos.
O Brasil hoje, também possui sua marca, a Marca Brasil, garanto que muitos aqui nunca viram, o Governo diz que os turistas gringos a reconhecem, o que não é verdade.
Para quem quiser ver o manual da marca clique aqui. O conceito segue abaixo:
Nada representa tão bem o Brasil quanto a curva.A sinuosidade das montanhas, a oscilação do mar, o desenho das nuvens, das praias. A alegria de nosso povo é carregada de subjetividade, e a subjetividade é curva, assim como a objetividade é reta. A curva envolve e aconchega, é receptiva. Quem vem ao Brasil sente-se imediatamente em casa.O Brasil também é um país luminoso, brilhante e colorido. Conta-se que os astronautas que circundaram a terra observaram que o Brasil é o lugar mais luminoso do planeta. Mito ou realidade, sabemos que o Brasil tem uma energia especial, que atrai e fascina os visitantes. É um país alegre. É comum ouvir dos estrangeiros que o brasileiro está sempre em festa!E esta capacidade de estar alegre mesmo quando há dificuldade é algo que impressiona. A condição de ponto de encontro de raças e culturas faz do Brasil um país “mestiço ”, no que se refere à força e à resistência daquilo que é híbrido. A contribuição de cada um que por aqui a porta passa a fazer parte de nosso patrimônio, cultural e afetivo. Somos uma terra porosa e generosa “onde em se plantando tudo dá”.Talvez por tudo isso o Brasil seja um país moderno, no sentido mais atual que esta palavra possui: um país com grande poder de adaptação, em constante mutação. Mas se o Brasil deve dizer que é um país alegre, hospitaleiro e exuberante, deve também mostrar que é sério e competente. Que tem estrutura e seriedade na hora em que é necessário.
Eu particularmente acho um belo texto pra pouca imagem, sinceramente, não vejo nada na imagem do está escrito no texto. Criar a marca de um país não deve ser das coisas mais fáceis, mas um estudo bem elaborado, concerteza faz toda diferença, é um tipo de marca com um processo criativo complexo, pois precisa casar as ações governamentais com a imagem visual, claro que para isso não é apenas um designer que elabora tudo, possui uma equipe de marketing, e tudo mais. O exemplo do país vizinho deve sim ser seguido, turista que chega é dinheiro que vem, e em tempos de crise econômica pensar no futuro, pensar grande é o caminho, pensar em turistas, pensar em benefícios, em infraestruturas, em coisa boa para quem vem, e infraestrutura para quem fica. 2014 é logo ali e estamos atrasados em estádios, em aeroportos, segurança… e quem diria em marca e imagem, seria essa a Copa em que empresas de cartões de crédito vão distribuir ingressos gratuitamente para ver o estádios lotados como aconteceu na África do Sul? Eu prefiro que seja a Copa de país com turistas, culturas do mundo todo, e de muita alegria, não custa sonhar.
A Marca Brasil, conforme consta no Plano Aquarela não vai sofrer alteração alguma até 2020, agora resta esperar para ver o que o Governo deve fazer pra nossa imagem lá fora e aqui dentro, existe um mundo dentro do Brasil e poucos conhecemos, viajar pelo Brasil é sim um belo passeio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.