Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Ilusões de Ótica 3D com GIFs - Absolutamente INCRÍVEIS

quarta-feira, 26 de março de 2014

Ilusões de Ótica 3D com GIFs - Absolutamente INCRÍVEIS

Atualmente, sempre que vamos assistir a algum filme em 3D, seja na TV ou no cinema, temos que colocar aqueles incômodos óculos. É um terrível desconforto para a maioria das pessoas. Exatamente por isso, várias empresas estão desenvolvendo aparelhos 3D sem a necessidade de óculos. Acha impossível?

gifs 3d Ilusão de ótica

É seguindo esta lógica que foram criados os seguintes GIFs animados baseados em cenas de filmes que geram esta ilusão de ótica. Não é preciso nenhum aparelho específico ou óculos para que tenhamos a sensação de estar saindo da tela. Scrat, o esquilo dente de sabre do filme A Era do Gelo, é um dos personagens que ganharam o efeito.

Estes GIFs usam um elemento de profundidade inusitado. Linhas gráficas brancas são inseridas para que, quando sobrepostas por algum objeto, façam com que eles saltem para fora da tela. É a mesma técnica que algumas pinturas clássicas utilizam.

As linhas brancas definem o plano onde a tela está, criando um divisão mental entre fundo, meio plano e elemento externo. Outro elemento interessante é que o embaçar da imagem confunde o nosso cérebro fazendo com que tenhamos a impressão de estar diante de um elemento 3D. A combinação de linhas gráficas brancas sobrepostas por um objeto e o embaçado do plano de fundo fazem com que o efeito se realize.

Veja nas imagens abaixo e impressione-se!

GIF 3D Ilusão de Ótica

GIF 3D Ilusão de Ótica

GIF 3D Ilusão de Ótica

GIF 3D Ilusão de Ótica

GIF 3D Ilusão de Ótica

GIF 3D Ilusão de Ótica

GIF 3D Ilusão de Ótica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.