Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: 11 de Maio - Dia Nacional do Reggae

domingo, 11 de maio de 2014

11 de Maio - Dia Nacional do Reggae


Dia Nacional do Reggae
O jamaicano Bob Marley: a data de sua morte, 11 de maio, foi escolhida para ser o Dia do Reggae no Brasil
Bob Marley (1945-1981) foi um cantor e compositor jamaicano, que consolidou o ritmo Reggae, e o tornou mais conhecido pelo mundo. As letras de suas músicas refletiam o sofrimento e opressão de seu povo. Numa de suas frases, "enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra", podemos sintetizar as idéias e pensamentos de toda a sua obra.
Robert Nesta Marley Nasceu em Saint Ann,Jamaica. Filho de um militar branco inglês com uma negra jamaicana, sofreu discriminação por ser mulato, o que não era bem visto pelos negros daquela época e lugar. Casou-se com Rita Marley, sua parceira numa banda chamada Wailers, que já tinha sucesso com integrantes como Peter Tosh e Bunny Wailer.
Por suas posições políticas e grande poder de influência, Bob Marley sofreu um atentado junto com sua esposa Rita Marley, durante as eleições gerais da Jamaica. Marley apoiava um político da ala mais à esquerda. Desconfia-se que o atentado tenha sido planejado por políticos mais radicais, o Jamaican Labour Party.
Em 1971, assina contrato com a gravadora Island Record, onde gravaria grandes sucessos como No Woman no cry, de 1975. Foi com esta música que Bob Marley alcançou notoriedade mundial.
A música de Bob Marley foi importante para a aceitação do Reggae no mundo, o que tornou o ritmo um dos mais populares. Marley é considerado um mito, pois disseminou suas idéias através da música e morreu ainda jovem, no auge da carreira.
Bob Marley morreu em Miami aos 36 anos, vítima de um câncer, que no princípio, recusou a tratá-lo por questões religiosas. No fim da vida, aderiu ao cristianismo, e resolveu cuidar da doença, mas já era tarde demais.
Fonte: www.e-biografias.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.