Clima engloba as estatísticas de temperatura, umidade, pressão atmosférica, vento, chuva , contagem de partículas atmosféricas e outros meteorológicas medidas elementares de uma determinada região durante longos períodos. Clima pode ser contrastado com tempo, que é a condição atual desses elementos e suas variações ao longo de períodos mais curtos.
O clima da região é gerado pelo sistema climático, que tem cinco componentes: atmosfera , hidrosfera , criosfera , superfície terrestre e da biosfera.
O clima de um local é afetado pela sua latitude, terreno e altitude. Climas podem ser classificados de acordo com a média e os intervalos típicos de diferentes variáveis, mais comumente de temperatura e precipitação. O esquema de classificação mais comumente utilizado foi desenvolvido originalmente por Wladimir Köppen.
A mudança climática pode ocorrer em escalas de tempo longas e curtas de uma variedade de fatores, o aquecimento recente é discutido no aquecimento global.
Classificação climática
Há várias maneiras de classificar os climas em regimes semelhantes. Originalmente, climas foram definidos na Grécia Antiga para descrever o tempo, dependendo de latitude do local. Os métodos modernos de classificação do clima podem ser divididos em genéticos métodos, que incidem sobre as causas das alterações climáticas e empíricos métodos, que incidem sobre os efeitos do clima. Exemplos de classificação genética incluem métodos baseados na frequência relativa de diferentes massas de ar tipos ou locais dentro sinópticos distúrbios climáticos. Exemplos de empíricos classificações incluem zonas climáticas definidas pela planta resistência, evapotranspiração, ou, mais geralmente a classificação climática de Köppen, que foi originalmente concebido para identificar os climas associados a determinados biomas. Uma deficiência comum destes esquemas de classificação é que eles produzem limites distintos entre as zonas que definem, ao invés de a transição gradual das propriedades climáticas mais comuns na natureza.
Bergeron e espacial Sinópticos
A classificação mais simples é a que envolve as massas de ar. A classificação Bergeron é a forma mais amplamente aceita de classificação de massa de ar. A classificação massa de ar envolve três letras. A primeira letra descreve sua umidade propriedades, com c usado para massas de ar continental (seco) e m para as massas de ar marítimas (úmido). A segunda carta descreve a característica térmica de sua região de origem: T para tropical, P para polar , A para Ártico ou Antártico, M para monção , E para equatorial , e S para o ar superior (ar seco formado pelo movimento de queda significativa na atmosfera ). A terceira letra é usado para designar a estabilidade da atmosfera. Se a massa de ar é mais frio do que o chão abaixo dele, ele é rotulado k. Se a massa de ar é mais quente que o chão abaixo dele, ele é rotulado w. Enquanto identificação massa de ar foi usado originalmente na previsão do tempo durante os anos 1950, os climatologistas começaram a estabelecer climatologias sinóticos baseados nesta idéia, em 1973.
Baseado no esquema de classificação de Bergeron é o sistema de classificação espacial Sinópticos (SSC). Existem seis categorias dentro do esquema SSC: seco polar (semelhante ao polar continental), seco moderado (semelhante ao marítimo Superior), Seco Tropical (semelhante ao tropical continental), úmido Polar (semelhante ao marítimo polar), úmido moderado (um híbrido entre marítima polar e tropical marítimo) e Tropical Úmida (semelhante ao tropical marítimo, marítimo monção, ou marítima equatorial).
Baseado no esquema de classificação de Bergeron é o sistema de classificação espacial Sinópticos (SSC). Existem seis categorias dentro do esquema SSC: seco polar (semelhante ao polar continental), seco moderado (semelhante ao marítimo Superior), Seco Tropical (semelhante ao tropical continental), úmido Polar (semelhante ao marítimo polar), úmido moderado (um híbrido entre marítima polar e tropical marítimo) e Tropical Úmida (semelhante ao tropical marítimo, marítimo monção, ou marítima equatorial).
Köppen
Temperaturas superficiais médias mensais 1.961-1.990. Este é um exemplo de como o clima varia com a localização e estação.
Imagens globais mensais da NASA Earth Observatory
A classificação de Köppen depende de valores médios mensais de temperatura e precipitação. A forma mais utilizada da classificação de Köppen tem cinco principais tipos identificados de A a E. Os principais tipos são A, tropical, B, seca, C, suave mid-latitude; D, frio das latitudes médias, e E, polar. As cinco classificações primárias podem ser divididos em classificações secundárias, como floresta tropical , monção , savana tropical , subtropical úmido , úmido continental , oceânico clima , clima mediterrâneo , estepe , clima sub-ártico, tundra, calota de gelo polar e deserto.
As florestas tropicais são caracterizadas por altas chuvas, com definições de configuração mínimos normais anuais entre 1.750 milímetros (69 in) e 2.000 milímetros (79 in). A temperatura média mensal superior a 18 ° C (64 ° F) durante todos os meses do ano.
A monção é um vento predominante sazonal que dura vários meses, dando início a temporada de chuvas de uma região. As regiões dentro da América do Norte , América do Sul , África Subsaariana , Austrália e Ásia Oriental são regimes das monções.
A savana tropical é um gramado bioma localizado no semi-árido para semi- úmidas regiões de clima subtropical e tropical latitudes , com temperaturas médias permanecem igual ou superior a 18 ° C (64 ° F) durante todo o ano e precipitação entre 750 milímetros (30 in) e 1270 milímetros por ano. Eles são comuns em África , e são encontrados na Índia , partes do norte da América do Sul , Malásia e Austrália.
O subtropical úmido zona de clima onde a precipitação de inverno (e às vezes neve) está associada a grandes tempestades que os ventos de oeste orientam de oeste para leste. A maioria das chuvas de verão ocorre durante tempestades ocasionais e de ciclones tropicais. Clima subtropical úmido mentir sobre os continentes do lado leste, aproximadamente entre as latitudes 20 ° e 40 ° graus de distância do equador.
Úmido clima continental, em todo o mundo.
O clima continental úmido é marcado por padrões de tempo variável e uma grande variação de temperatura sazonal. Locais com mais de três meses de temperaturas médias diárias acima de 10 °C (50 ° F) e a temperatura do mês mais frio abaixo de -3 °C (27 ° F) e que não satisfazem os critérios para um árido e clima semi-árido, são classificados como continental.
Um clima oceânico é normalmente encontrado ao longo das costas oeste nas latitudes médias de todos os continentes do mundo, e no sudeste da Austrália, e é acompanhada de precipitação abundante durante todo o ano.
O clima mediterrânico regime se assemelha ao clima das terras na Bacia do Mediterrâneo, partes do oeste da América do Norte, partes do Oeste e Sul da Austrália, no sudoeste da África do Sul e em partes da região central do Chile. O clima é caracterizado por verões quentes e secos e invernos frescos, molhados.
Um estepe possui secas pastagens com um intervalo de temperatura anual no verão de até 40 ° C (104 ° F) e durante o inverno até-40 °C (- 40 ° F).
Um clima sub-ártico tem pouca precipitação, e as temperaturas mensais que estão acima de 10 ° C (50 ° F) de um a três meses do ano, com geadas em grande parte da área devido aos invernos frios. O inverno em climas subártica geralmente incluem até seis meses de temperaturas médias abaixo de 0 ° C (32 ° F).
Mapa da tundra ártica
Tundra ocorre no extremo Hemisfério Norte, ao norte da taiga, incluindo vastas áreas do norte da Rússia e Canadá.
A calota de gelo polar, ou camada de gelo polar, é uma alta latitude região de um planeta ou lua, que é coberta de gelo. Calotas formar porque alta latitude regiões recebem menos energia como radiação solar do sol do que equatoriais regiões, resultando em menores temperaturas de superfície.
Um deserto é uma paisagem forma ou região que recebe pouca precipitação. Desertos têm geralmente uma grande diurna e sazonal gama de temperaturas, com elevado ou baixo, dependendo do local a temperatura no verão durante o dia (até 45 ° C ou 113 ° F), e temperaturas noturnas de baixo (no Inverno, a 0 ° C ou 32 ° F), devido à baixíssima umidade. Muitos desertos são formados por sombras de chuva , como montanhas bloquear o caminho da umidade e precipitação para o deserto.
A mudança climática
Variações em CO 2 , temperatura e poeira do Vostok núcleo de gelo nos últimos 450 mil anos.
A mudança climática é a variação de climas globais ou regionais ao longo do tempo. Ele reflete as mudanças na variabilidade ou estado médio da atmosfera em escalas de tempo que vão de décadas a milhões de anos. Estas variações podem ser causadas por processos internos para a terra, as forças exteriores (por exemplo, variações na intensidade da luz do sol), ou, mais recentemente, as atividades humanas.
No uso recente, especialmente no contexto da política ambiental, o termo "mudança climática", muitas vezes refere-se apenas às mudanças no clima moderno, incluindo o aumento da superfície média de temperatura conhecida como aquecimento global. Em alguns casos, o termo também é usado com uma presunção de causa humana, como no das Nações Unidas Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima (UNFCCC). A UNFCCC usa "variabilidade climática" para as variações causadas não-humanos.
A Terra sofreu mudanças climáticas periódicas no passado, incluindo quatro grandes eras glaciais. Estes consistem de períodos glaciais, onde as condições são mais frias do que o normal, separados por interglaciais períodos. O acúmulo de neve e gelo durante um período glacial aumenta a superfície de albedo, refletindo mais energia do Sol para o espaço e manter uma temperatura atmosférica mais baixa. Aumentos de gases de efeito estufa, como por atividade vulcânica, pode aumentar a temperatura global e produzir um interglacial. Causas sugeridas dos períodos idade do gelo incluem as posições dos continentes , as variações na órbita da Terra, mudanças na atividade solar, e vulcanismo.
Fonte: en.wikipedia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário.