Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: A poesia animada de Alex Grigg

sexta-feira, 23 de maio de 2014

A poesia animada de Alex Grigg

Alex Grigg é um animador australiano mas, antes disso, é sem dúvida um poeta. Com clientes como Cartoon Network e Hotels.com e parceiros como a Nexus, Alex Grigg já é uma das principais referências de animação da Austrália e agora lançou-se pro mundo com a animação Phantom Limb que entrou para a seleção oficial do Sundance Film Festival de 2014 e ganhou destaque no Vimeo como Vimeo Staff Pick.
Alex Grigg Phantom Limb 3
Phantom Limb, em tradução livre, quer dizer Membro Fantasma. A animação é carregada de poesia e conta de maneira dolorosa a história de uma perda. Grigg optou por uma animação minimalista, mas nem por isso simples de ser feita. A narrativa também é muito bem construída e com um bom ritmo que nos conduz ao clímax fazendo uso de muita fluidez na animação e uma paleta de cor que por si só conta metade da história. Outra característica do trabalho de Grigg é a brincadeira com os espaços negativos das cenas que ele usa pra construir formas.
Alex Grigg Phantom Limb 1
Assinando a direção, animação e o roteiro, Grigg explica o processo de roteirização do filme assim:
Uma das coisas que aprendi fazendo esse filme foi a separação entre argumento e roteiro. O argumento em si não tem nada em comum com minha vida mas eu queria ter certeza que o roteiro teria. Eu penso que o argumento que escolhi poderia ter se tornado várias outras histórias e foi realmente interessante começar pensando em qual seria a minha versão.
No começo, Grigg estava escrevendo sua história como um roteirista faria, texto sobre o papel. Mas isso o levou a um problema, ele não conseguia ver quanto tempo duraria a cena que ele estava escrevendo e, mesmo conhecendo as técnicas aplicadas por roteiristas para mensurar o tempo de cada cena a partir do texto, isso atrasou um pouco o processo. No final ele tinha 500 quadros para a história e o filme estava lento. Foi uma etapa necessária para se conectar ao filme e ver o quadro todo.
Alex Grigg Phantom Limb 6Alex Grigg Phantom Limb 7
Depois de pronto o storyboard e definido o estilo da animação com a ajuda de dois colaboradores Jason Pamment e Colin Bigelow, o filme foi lançado e pode ser assistido no vimeo aqui.
Todos os videos do Alex Grigg valem a pena ser vistos no seu canal do Vimeo ou no site, onde você encontra ainda dicas de animação 2D com Photoshop.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.