Moura Ramos Indústria Gráfica: livros, revistas, embalagens, sacolas, agendas e impressos em geral.: Mais de 75 Anos da Marvel

domingo, 26 de julho de 2015

Mais de 75 Anos da Marvel

A Marvel é uma editora norte americana de história em quadrinhos, considerada uma das maiores e mais importantes empresas deste gênero no mundo. Foi a responsável pela criação de alguns dos mais populares super-heróis e personagens das histórias em quadrinhos como o Quarteto Fantástico, Homem Aranha e O Incrível Hulk.

Fundada nos anos 30 por Martin Goodman, a Marvel inicialmente foi chamada de Timely Comics. A primeira publicação da revista Marvel Comics ocorreu em 1939, trazendo na edição o super-herói Tocha Humana. Na década seguinte a então Timely trouxe às suas páginas o famoso Capitão América.

Tocha Humana

Por volta de 1950 a empresa passou por uma séria crise, assim como as suas concorrentes. Porém, no final da década, a DC Comics, uma das principais concorrentes, voltou a alcançar resultados expressivos publicando histórias em quadrinhos com os personagens da Liga da Justiça. Para a Marvel não teve outra solução se não seguir o mesmo caminho da sua rival.

Foi então que surgiu o Quarteto Fantástico, que atingiu excelente resultado e fez enorme sucesso. A partir de então, outros super-heróis começaram a ser lançados nas revistinhas. Um exemplo famoso é o Homem Aranha, criado por Stan Lee e Steve Ditko, responsáveis pela edição e arte, respectivamente, da Marvel.

As histórias criadas por ela começaram a se diferenciar da concorrência, já que havia inovado nas suas criações, aproximando o leitor do contexto por possuir características mais próximas da realidade e mais verdadeiras. Tais inovações elevaram a Marvel a destaque do ramo, tendo idéias copiadas inclusive pela DC Comics.

Após um longo tempo de sucesso, em 1988 a empresa foi vendida para o empresário Ronald Perelman, que, em sua primeira ação, colocou a Marvel na bolsa de valores de New York. No início dos anos 90 o sucesso ainda era notório, e Perelman ganhou muito dinheiro principalmente devido ao crescimento das vendas de revistas de história em quadrinhos no mercado norte americano.

Porém, no meio da década o então proprietário sofreu graves acusações de ter tirado o dinheiro da empresa para proveito próprio, o que gerou uma grande crise financeira. Com esta situação, toda a indústria de revista de histórias em quadrinho foi abalada e a maioria dos distribuidores fechou as suas portas.


Em 1997, Isaac Perlmutter assumiu o controle da Marvel e teve a tarefa de reerguê-la juntamente com o sócio Avi Arad. Além do novo crescimento das revistinhas, alguns dos personagens foram licenciados e viraram filmes como X- Men, Homem Aranha, Hulk e Quarteto Fantástico.

Hoje em dia a Marvel é a principal editora norte-americana de histórias em quadrinhos. mesmo sendo bem menor do que na sua época de maior sucesso devido a enorme concorrência mundial das novas editoras entrantes.

Em 2009, foi o aniversário de 70 anos de sua primeira publicação e para comemorar, ela lançou capas de suas revistinhas baseadas em alguns artistas famosos dos anos 80 e 90. Segundo o site Moda Paris, a primeira destas capas foi com Madonna.


Saiba mais no site oficial da Marvel.

Veja a seguir algumas ilustrações do universo Marvel:



X – Men


Homem Aranha

Capitão América


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.